Encontro Catarinense de Educação Ambiental acontece em Piratuba

Entre os dias 29 e 31 de outubro, a CIEA (Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina) vai promover o 3º Encontro Catarinense de Educação Ambiental, em Piratuba. Esta edição terá como tema “Ética, inovações e informações necessárias para os novos tempos” e conta com palestras, oficinas, mesas-redondas, apresentações de pôsteres e programação cultural. A CIEA é composta por instituições governamentais e não governamentais de vários segmentos, dentre os quais está a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

ecea 2014

Pela primeira vez, o encontro será realizado fora da capital, a fim de descentralizar as ações voltadas ao meio ambiente e valorizando os GTEAs (Grupos de Trabalho de Educação Ambiental), que estão presentes nas 10 regiões hidrográficas de Santa Catarina. OECEA é realizado desde 2011, mas, por causa das Conferências de Meio Ambiente e Infanto-Juvenil, em 2013 não houve ECEA.

O encontro é uma das ações do ProEEA (Programa Estadual de Educação Ambiental), instituído em 2010, que tem como objetivo estabelecer condições para efetivar a Educação Ambiental em Santa Catarina. Segundo Maureen Gonçalves, gerente de planejamento e educação ambiental da SDS (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável), o programa “oportuniza e estimula o diálogo interdisciplinar entre as políticas setoriais, permitindo a integração dos diferentes agentes sociais e ressaltando as práticas e experiências de Educação Ambiental formal e não formal no Estado”.

O primeiro Encontro de Educação Ambiental apresentou oficialmente o ProEEA, e o segundo teve o objetivo de promover a troca de experiências entre os segmentos da sociedade e identificar o que estava em desenvolvimento nos dois primeiros eixos que compõem o programa: Formação de recursos humanos para educação ambiental e Desenvolvimento de estudos na área. Os dois eventos reuniram aproximadamente 900 educadores ambientais de todo o Brasil. “Numa perspectiva futura, esperamos que este esforço coletivo possa configurar como regra nas políticas públicas, influenciando a vida do cidadão catarinense”, diz Maria Zilene Cardoso, que representa a FAPESC na CIEA.

Confira a programação do evento: http://www.sds.sc.gov.br/index.php/biblioteca/pastas-tematicas/meio-ambiente/educacao-ambiental/279-iii-ecea/file

Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support