Delegação de SC levará propostas para Conferência Regional de CT&I no RS

24.03.2010

Representantes dos três estados do Sul do Brasil estarão reunidos em Porto Alegre (RS), de 26 a 28 de março, para debater as propostas a serem apresentadas na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece no mês de maio, em Brasília (DF).

Em Porto Alegre, a delegação de Santa Catarina apresentará suas propostas de trabalho e desafios para incentivar a política de inovação e o desenvolvimento regional sustentável do Estado, com base no relatório da III Conferência Estadual de CT&I, realizada em Joaçaba em novembro de 2009. Os relatores e coordenadores dos grupos de trabalhos também apresentarão os resultados alcançados até o momento.

A Regional Sul é a preparatória para a Conferência Nacional de CT&I, que acontecerá em Brasília, de 26 a 28 de maio, quando serão discutidas as ações voltadas ao incentivo da ciência, tecnologia e inovação para os próximos dez anos no Brasil. Para apresentar propostas que influenciarão a construção de uma política pública de CT&I para o desenvolvimento sustentável e o futuro da ciência no Brasil, a Conferência Regional Sul contemplará quatro eixos temáticos:

Eixo I: Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação;

Eixo II: Inovação na Sociedade e nas Empresas;

Eixo III: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas;

Eixo IV: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

COMO FUNCIONOU A CONFERÊNCIA DE CT&I DE SANTA CATARINA

O Conselho Superior da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (FAPESC) estabeleceu a criação de quatro comissões, constituídas de cinco grupos focados em temáticas ainda mais específicas. As comissões tiveram a tarefa de encaminhar propostas e sugestões, visando o incremento das atividades de CT&I para o desenvolvimento regional sustentável do Estado. As equipes foram divididas entre as seguintes comissões: Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação e Empreendedorismo; Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade em Áreas Estratégicas; e Desenvolvimento Social e Regional, mediante Ciência, Tecnologia & Inovação.

As propostas oriundas das discussões servirão como indicadores para melhor direcionar as chamadas públicas e os recursos de pesquisa. Iniciativas para vencer os desequilíbrios regionais, aproximar o conhecimento acadêmico das necessidades do setor produtivo, ampliar investimentos na educação fundamental e priorizar as políticas públicas de ciência e tecnologia já estão sendo exploradas, por meio dos grupos de trabalho.

DESTAQUES DA CETI-SC

Os participantes da Conferência de CT&I de Santa Catarina concluíram que a gestão é o principal fator para que o processo de inovação promova o desenvolvimento social, econômico e ecológico. Entre os assuntos explorados, destacou-se a inovação nas empresas como forma de aumentar as chances de sobrevivência e crescimento no mercado atual. Concluiu-se, ainda, que essa orientação também se aplica para outras atividades, sendo que a inovação deve acontecer nas áreas do governo, das instituições e das escolas.

As sugestões representaram novidades sobre o que estava sendo tratado pelo Estado e são reflexo do esforço conjunto de instituições, empresas e comunidade acadêmica. Professores sugeriram, por exemplo, quebrar barreiras entre instituições e empresas, a partir da criação de laboratórios institucionais destinados a atender e buscar aproximação com esse público. Enfatizou-se, ainda, a importância de dar ênfase à indústria de base – têxtil, couro, metalúrgica – no que se refere a inovações e novos materiais.

Conheça as conclusões das comissões da III Conferência de CT&I em Santa Catarina acessando relatorio_III_conferencia_CTI2009
Fonte: ACOM/Fundação CERTI e FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support