Artigo do Prof Alcides Goularti Filho

História: Rincão chamava-se Rincão Comprido e foi fundado há 154 anos

Rincão, 154 anos de história – 25 de fevereiro de 1858. Neste ano em que teremos a primeira eleição para a escolha do futuro, e primeiro, prefeito do Balneário Rincão, trago a comunidade local um achado que considero significativo para a construção da história do Rincão como município. Durante a realização de minhas pesquisas sobre caminhos e estradas no sul catarinense, financiada pelo CNPq, FAPESC e UNESC, e com o auxilio de meu filho Renan Rabelo Goularti, manuseando mapas e correspondências dos engenheiros ao Presidente da Província de Santa Catarina durante o século XIX, descobrimos que o Balneário Rincão anteriormente chamava-se Rincão Comprido, cuja história passo a relatar Na cartografia do século XIX encontra-se o nome de Rincão Comprido em três mapas.

O primeiro é de 1816, e que está disponível no Arquivo Histórico do Exército no Rio de Janeiro, intitulado “Continuação do mapa da Estrada da Corte do Rio de Janeiro para a Capitania do Rio Grande de São Pedro até a Vila de Porto Alegre”, detalha o caminho do litoral entre Porto Alegre e São José da Terra Firme mostrando rios e lagoas. Entre os rios Urussanga e Araranguá temos as seguintes lagoas: Mãe Luzia, Anastácio (atual Esteves), Faxinalinho (atual Faxinal), Rincão Comprido, Mãe Damiana (atual Freitas) e Urussanga. O segundo mapa, de 1842, é a “Carta Corográfica da Província de Santa Catarina”, disponível no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, elaborada por José Joaquim Machado de Oliveira, mostra que entre os rios Urussanga e Araranguá, localizava-se o Campo do Francês, com as lagoas da Mãe Luzia, Anastácio, Faxinal, Rincão Comprido, Cômoros (atual Fre itas) e da Urussanga. Por fim, na “Carta Geográfica Representativa do Traçado do Canal Príncipe Dom Affonso da cidade de Laguna a Porto Alegre”, de 1887, elaborada por Eduardo José de Moraes, disponível na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, aparece novamente as lagoas dos Esteves (antiga Anastácio), Faxinal, Rincão Comprido e Estalagem (atual Freitas). Portanto, a Lagoa do Rincão Comprido, já aparece na cartografia do século XIX (1816, 1842 e 1887) onde ficam as lagoas do Rincão e do Jacaré, nas redondezas do atual município de Balneário Rincão.

Em 1856, o engenheiro francês Jean Charles Pompée Demoly, que era membro de uma comissão designada pelo Presidente da Província do Rio Grande do Sul para estudar os rios e as lagoas do sul de Santa Catarina, apresentou um relatório intitulado Rapport sur l’exploration des principales rivières et lagoas existantes dans la partie du minicipe de la Lagune située au S. du Rio Tubarão. Neste relatório, Demoly descreve que a Lagoa do Rincão Comprido é um banhado impenetrável de 1.360 braças (2.992 metros) (DEMOLY apud MORAES, 1879). Quando o lagunense Jerônimo Francisco Coelho (1806-1860), que havia sido deputado provincial de Santa Catarina por seis legislatura (1835 a 1847), assumiu a presidência da Província de Rio Grande do Sul (abril de 1856 a março de 1857), enviou uma correspondência ao Presidente da Província de Santa Catarina, João José Coutinho, sugerindo que fosse realizado um trabalho conjunto das duas províncias para abrir uma estrada entre Laguna e Porto Alegre. O governo catarinense ficaria responsável em construir três casas de pousos (Camacho, Rincão Comprido e Lagoinha – atualmente em Balneário Arroio do Silva) e instalar seis passagens de rios (SANTA CATARINA, 1857).

Assim que deixou o governo gaúcho, Jerônimo Coelho, por ordem do Presidente da Província do Rio Grande do Sul, Patrício José Correia da Câmara, foi designado para viajar até Laguna com o objetivo de iniciar os trabalhos de construção das casas de pousos, balsas e abertura da estrada. Com base em setenta e sete correspondências disponíveis no Arquivo Público Estadual de Santa Catarina em Florianópolis, foi possível montar a trajetória da construção da estrada de Laguna a Mampituba entre 08 de fevereiro de 1857, quando Jerônimo Coelho assume os trabalhos, até 24 de fevereiro de 1860, quando Francisco Carlos de Araújo Brusque “encerra” as atividades. Coelho instalou-se no Camacho e coordenou a construção da casa de pouso. No dia 31 de janeiro de 1858, o 1º Tenente Engenheiro Sebastião Antônio Rodrigues Braga, assumiu os trabalhos. Após concluir as obras da casa de pouso no Camacho, Braga seguiu em direção ao sul, 12 léguas (58 km), onde instalou em Rincão Comprido no dia 25 de fevereiro de 1858, dando início a construção da casa de pouso e de quatro ranchos para aquartelamento, depósito de mantimentos e ferramentas (BRAGA, 1858). As obras eram realizadas por soldados da Guarda Nacional, “africanos livres” e escravos oriundos do Arsenal do Rio de Janeiro. No dia 16 de julho de 1858, o 1º Tenente de Engenheiro Sebastião de Souza e Mello assumiu os trabalhos, ficando até 22 de novembro de 1859. Francisco Carlos de Araújo Brusque comanda os trabalhos de Rincão Comprido até 27 de setembro de 1860, quando os trabalhos são “encerrados”. A casa de pouso no Rincão Comprido foi entregue para sua conservação a Candido Silveira de Mattos, onde fundaria uma futura hospedaria.

Em 21 de fevereiro de 1865, foi solicitado por Sebastião de Souza e Mello ao governo provincial catarinense recursos para conclusão das obras da casa de pouso do Rincão Comprido. As setenta e sete correspondências descrevem o cotidiano da construção da casa de pouso do Rincão Comprido. Era comum a fuga de escravos e a “indisciplina” entre os aquartelados, que eram punidos e enviados de volta para o Rio de Janeiro. Também há detalhes dos orçamentos, da compra dos materiais de construção (indicando sua procedência e formas de pagamento) e do atraso e pagamento de soldos e salários. Após o encerramento de seus trabalhos Sebastião Antônio Rodrigues Braga apresentou a proposta junto ao Governo Imperial, em 1869, para a construção da Estrada de Ferro Dom Pedro I, que ligaria Desterro a Porto Alegre. Este obra, como sabemos, nunca foi executada. Braga, que nasceu no Rio de Janeiro em 6 de março de 1836, faleceu na sua cidade natal em 7 de junho de 1890. Portanto, neste ano que o Balneário Rincão surge como município, de acordo com pesquisa realizadas no Arquivo Histórico do Exército, Arquivo Nacional, Biblioteca Nacional e Arquivo Publico Estadual de Santa Catarina, podemos eleger a data de 25 de fevereiro de 1858, como a fundação do Rincão pelo 1º Tenente Engenheiro Sebastião Antônio Rodrigues Braga.

Fontes: MORAES, Eduardo José de. Canal de junção da Laguna a Porto Alegre: memória justificativa de seu projeto. São Paulo: Tipografia de Jorge Seckler, 1879. SANTA CATARINA. Fala do Presidente da Província de Santa Catarina João José Coutinho dirigida à Assembleia Legislativa Provincial em 1º de março de 1857. Rio de janeiro: Tipografia J. Villeneuve, 1857. BRAGA, Sebastião Antonio Rodrigues Braga. Oficio ao Presidente da Província João José Coutinho: relatório das obras da estrada de Laguna ao Mampituba durante os meses de fevereiro e março. Rincão Comprido, 01 de abril de 1858.

Alcides Goularti Filho / Professor da UNESC Douto
r em Economia pela UNICAMP Pesquisador Produtividade do CNPq

 

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