Fabricar uma bengala longa eletrônica para deficientes visuais e uma lixeira recicladora automática são algumas das propostas inovadoras que podem se tornar realidade. Isso será possível porque o Sebrae/SC (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de SC) e a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC) divulgaram, no dia 13 de dezembro, o resultado da primeira fase do Sinapse da Inovação, programa do governo estadual que irá disponibilizar R$ 5 milhões para apoiar o desenvolvimento de até 100 novos empreendimentos ou produtos catarinenses.
O primeiro passo já foi dado: os interessados inscreveram suas ideias apresentando o problema ou oportunidade, além de mostrar a solução possível e o diferencial inovador do seu produto. De um total de 1175 propostas submetidas, 300 foram pré-selecionadas e agora os seus proponentes receberão capacitação e treinamento para desenvolver um projeto de empreendimento, obrigatório para continuar na disputa. Após a apresentação do projeto, 200 ideias vão para fase final e ficam mais próximas de receber o aporte financeiro de R$ 50 mil, cada uma.
Na última fase, os participantes deverão descrever como pretendem utilizar os recursos para viabilizar a implantação do seu empreendimento ou produto. A execução do Programa Sinapse da Inovação é feita pela Fundação Certi (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) e todas as etapas são acompanhadas e julgadas por especialistas designados por um comitê gestor. O resultado final com as 100 melhores ideias aprovadas está previsto para ser divulgado no dia 19/04/2012 nos sites da Fapesc, Sebrae/SC e do Programa Sinapse da Inovação.
Conheça a relação das 300 ideias selecionadas na primeira etapa em: http://www.fapesc.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1078:resultado-do-programa-sinapse-fase-operacao-iii&catid=7:comunicados&Itemid=68
Fonte: Joel Pereira. Estagiário da Assessoria de Comunicação na Fapesc