Fapesc recebe visita de pesquisadores espanhóis

A recuperação de raças de suínos em risco de extinção foi uma das demandas apresentadas por empresas catarinenses ao diretor do Centro para Pesquisa, Inovação e Transferência em Biotecnologia e Reprodução Suína (TechnoSperm), Sergi Bonet. Ele esteve hoje (21) na FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) para contar como a Espanha recuperou a criação de porco ibérico – amplamente exportado – após a inserção de outras raças, não exclusivas do país.


Bonet veio discutir as possibilidades de cooperação com o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni . Há uma convocatória aberta até 12 de dezembro, para ajudas específicas da União Europeia ao Brasil e por meio dela, a TechnoSperm, ligada à Universidade de Girona, acena com novidades científicas e tecnológicas capazes de resolver problemas de empresas locais, como vem fazendo desde 1987.


“Existe um grande potencial de aprovação do projeto de cooperação frente à Comunidade Europeia”, pondera Carlos Olsen, do Inova@SC. “O projeto trata de temas de grande importância para a indústria de agronegócios do Estado e pelo consórcio, estariam sendo envolvidas universidades, empresas e instituições de pesquisa”. Esse projeto se insere no âmbito do acordo de cooperação já estabelecido entre o Governo de Santa Catarina e a Generalitat da Cataluña.


 

Informações adicionais com a jornalista Heloisa Dallanhol, e-mail heloisa@fapesc.sc.gov.br, fones (48) 3665- 4812 e 8418 1180.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support