A recuperação de raças de suínos em risco de extinção foi uma das demandas apresentadas por empresas catarinenses ao diretor do Centro para Pesquisa, Inovação e Transferência em Biotecnologia e Reprodução Suína (TechnoSperm), Sergi Bonet. Ele esteve hoje (21) na FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) para contar como a Espanha recuperou a criação de porco ibérico – amplamente exportado – após a inserção de outras raças, não exclusivas do país.
Bonet veio discutir as possibilidades de cooperação com o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni . Há uma convocatória aberta até 12 de dezembro, para ajudas específicas da União Europeia ao Brasil e por meio dela, a TechnoSperm, ligada à Universidade de Girona, acena com novidades científicas e tecnológicas capazes de resolver problemas de empresas locais, como vem fazendo desde 1987.
“Existe um grande potencial de aprovação do projeto de cooperação frente à Comunidade Europeia”, pondera Carlos Olsen, do Inova@SC. “O projeto trata de temas de grande importância para a indústria de agronegócios do Estado e pelo consórcio, estariam sendo envolvidas universidades, empresas e instituições de pesquisa”. Esse projeto se insere no âmbito do acordo de cooperação já estabelecido entre o Governo de Santa Catarina e a Generalitat da Cataluña.
Informações adicionais com a jornalista Heloisa Dallanhol, e-mail heloisa@fapesc.sc.gov.br, fones (48) 3665- 4812 e 8418 1180.