Estudo avalia a descentralização do fomento à C,T&I

23.09.2010

O estudo recente do CGEE, “Descentralização do fomento à ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, remete à discussão atual e relevante do compartilhamento de iniciativas entre a União, as Unidades da Federação e o setor privado.

A publicação nasceu após estudos exploratórios desenvolvidos desde 2008, quando se evidenciou a necessidade de analisar a trajetória e o futuro desses processos de maneira a subsidiar a tomada de decisões acerca dessas áreas.

Mais de 50 programas de fomento em CT&I no país relacionados ao processo de descentralização do fomento foram avaliados. Os aspectos levados em conta foram os papéis desempenhados pelos diferentes níveis de governo e do setor privado; os modelos ou padrões de coordenação federativa na área de CT&I; os impactos sobre os gastos dos governos subnacionais em CT&I e o perfil desigual desses gastos entre os estados brasileiros; e as suas conexões com políticas estaduais de desenvolvimento regional, considerando as mudanças recentes no padrão das políticas estaduais de desenvolvimento.

“A premissa por trás disso é que os Estados sabem mais acerca de suas necessidades e potenciais do que o Governo Federal”, explicou Sofia Daher, assessora técnica do CGEE e coordenadora do estudo.

Análise de políticas e programas

O trabalho conta com uma análise dos principais programas e políticas de desenvolvimento e suas conexões com o processo de descentralização. “Alguns programas são mais centralizados, enquanto que outros têm menos interferência do Governo Federal”, explicou Sofia Daher.

A assessora técnica do Centro também menciona as diferenças entre autonomia decisória e responsabilidade de execução. A primeira refere-se à independência na tomada de decisões nas áreas prioritárias dos programas em andamento e em outros aspectos. Já a responsabilidade de execução dos programas, por outro lado, é a garantia de que haverá fiscalização das ações e dos resultados de programas e políticas ativas.

De acordo com a publicação, a perspectiva de uma maior convergência entre diferentes programas de fomento em C&T no Brasil impõe novos desafios para o avanço do processo, já que exige maior articulação entre as instituições financeiras federais (IFF) e suas instituições parceiras na gestão desses programas, não só em termos operacionais, mas também em termos estratégicos.

 

Evolução evidente

Após a análise e a avaliação de dados, o estudo chegou a diversas conclusões sobre a descentralização do fomento. “É um processo de características pactuadas mais entre as instituições públicas e privadas participantes – a exemplo da Carta de Salvador – do que regido por legislação específica, como ocorre nas áreas de saúde e educação”, aponta o estudo.

Mariano Macedo ressalta ainda que o processo não acontece de acordo com um formato definido, já que depende das interações entre os diferentes atores locais, com capacidades técnicas e operacionais distintas e interesses diversos.

Segundo a publicação, principalmente no final da década de 1990, é perceptível que o processo se torna cada vez mais estruturado e compartilhado entre diferentes instâncias do poder e entre instituições federais de fomento e do setor privado.

Estados e municípios se comportam de maneira cada vez mais proativa nas iniciativas em C&T, aumentando seus gastos em investimentos e políticas de desenvolvimento, sejam elas articuladas ou não com o governo federal. Para Sofia, isso significa que os estados se encontram cada vez mais conscientes da importância da C&T como base para o desenvolvimento industrial.

Apesar da complexidade do sistema de fomento em C&T, o estudo afirma que este “se diferencia de processos semelhantes e paradigmáticos das áreas de saúde e educação por serem menos sujeitos a normas gerais, legalmente mais fortes e estáveis, a exemplo das que regem o Sistema Único de Saúde (SUS) ou o Ensino Fundamental”.

Fonte: Jornal da Ciência.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support