Cultura da pereira em Santa Catarina ganha com experiências internacionais

Ainda está repercutindo o encontro que reuniu em Lages, dois meses atrás, especialistas de países como Estados Unidos, Itália, Uruguai, Brasil e da Argentina. Durante dois dias, eles trocaram conhecimentos sobre a cultura da pereira e os resultados foram compilados nos anais produzidos pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Neles, há artigos não só em português, mas também italiano, espanhol e outras línguas. Todos se referem a pesquisas científicas relacionadas à melhoria da produção e novos cultivares; doenças pós-colheita; amadurecimento; conservação e armazenamento; e potencial de mercado de peras.

No Brasil, apesar do grande consumo de peras (cerca de 160.000 ton/ano), a pereira não se destaca entre as frutíferas de maior expressão. A região sul do Brasil, principalmente a área serrana de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, tem potencial para o seu cultivo. Em Santa Catarina, apesar das iniciativas para o plantio da pera européia, a produção não evoluiu nos últimos 20 anos, pois as cultivares utilizadas não se adaptaram satisfatoriamente às condições climáticas da região. O cultivo em escala comercial de peras de alta qualidade continua ainda incipiente, de acordo com o Coordenador da V Reunião Técnica da Cultura da Pereira, Prof.Dr. Leo Rufato.

Apoiado pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), o evento realizado em novembro atraiu 200 participantes, fazendo a interação entre as entidades de pesquisa e ensino e do setor privado. Além da apresentação de resultados, o encontro serviu para definir novas estratégias de ação para o desenvolvimento da cultura de forma sustentável e economicamente viável.

anais-reuniao-fruticultura-cav-udesc

PROGRAMAÇÃO – REUNIÃO TÉCNICA DA CULTURA DA PEREIRA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support