A coordenadora de projetos da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Mônica Cristina Corrêa, está entre os 10 semifinalistas da 9ª edição do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares, que teve 198 projetos inscritos vindos de todo o território nacional e de Portugal.
Mônica Cristina Corrêa é a única representante de Santa Catarina e está concorrendo ao Prêmio com o projeto De Saint-Exupéry a Zeperri.
Na primeira etapa do concurso, os projetos foram analisados pelo Comitê Cultural Odebrecht, que selecionou 10 semifinalistas. Na etapa seguinte, serão escolhidos os cinco finalistas a serem avaliados por uma Comissão Julgadora formada por até quatro pessoas de notório saber e um representante da Organização Odebrecht. O grande vencedor será conhecido até o final de fevereiro de 2013.
Instituído em 2003, O Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica – Clarival do Prado Valladares é conferido anualmente a um projeto de pesquisa que contribua significativamente para um maior entendimento da formação econômica, sociopolítica ou artística brasileira. Visando incentivar e enriquecer a produção historiográfica nacional, a Odebrecht provê ao vencedor as melhores condições para a realização de seu projeto, incluindo pagamento de direitos autorais e o custeio de todas as despesas necessárias à realização e ao registro da pesquisa. Os conhecimentos gerados são consolidados em um livro de arte, cuidadosamente editado e ricamente ilustrado, distribuído a bibliotecas e outras entidades ligadas à cultura no Brasil e no exterior.
Fonte: Viviana Ramos
Assessoria de Imprensa da Fapesc