Painel Index SC reúne designers e executivos para discutir design e exportação

Como o design influencia o desenvolvimento de um produto e o quanto é capaz de torná-lo melhor? Essas são questões ainda em amadurecimento no Brasil, que vê o design como fator determinante e que contribui para favorecer exportação por menos de 20% dos empresários brasileiros, de acordo com Diagnóstico do Design Brasileiro (2014). Mas há quem valorize a ferramenta e torne, a partir do uso do design, produtos e serviços competitivos no mercado nacional e internacional. Cases de sucesso serão tema da palestra “Design Exportação”, da diretora executiva do Centro Brasil Design (CBD), Letícia Castro, no Painel Index SC, no Senai de Joinville, nesta segunda-feira (22). Especialista no assunto, Letícia tem no currículo 13 anos de atuação nas áreas de gestão do design, design estratégico, design thinking e polícias públicas.

O Painel Index SC, evento pré-Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa, vai trazer na mesma noite outros dois profissionais destaques no mercado nacional – os designers Rodrigo Brenner, com a palestra “Design Invisível”, e Jaakko Tammela, que falará sobre Design Thinking.

design-para-todos

Brenner estudou Design de Produto na PUC-PR e no Politecnico di Torino (Itália), Coolhunting e Análise de Tendências. Co-fundador da empresa Furf Design Studio, premiada nacionalmente e internacionalmente, com publicações em livros e revistas de mais de dez países pelo mundo e frequentemente convidada para expor em renomados eventos, como na Semana de Design de Milão. O designer também é criador e professor do premiado Projeto Design Invisível, que tem como objetivo ensinar a importância, a poesia e a essência do Design para jovens com deficiência visual.

O terceiro profissional a palestrar na segunda-feira, Jaakko Tammela já recebeu mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Ele é designer de produtos há 13 anos, especializado em Marketing pela ESPM/RJ e Liderança Criativa pela Berlin School. Ao longo de sua trajetória, trabalhou como designer em estúdio próprio, foi responsável pelo desenvolvimento do núcleo de Estratégia e Inovação da Índio da Costa AUDT e, na Whirlpool, pela criação das áreas de Futures Insights para LATAM e Experience Design, replicada globalmente. Atualmente, além de ser responsável pelo redesenho dos cursos de extensão do IED/SP, trabalha como consultor para empresas privadas e governo.

Sobre a Bienal

O objetivo da Bienal Brasileira de Design é apresentar o melhor da produção de design nacional e aumentar a percepção do público sobre a presença do design no seu dia a dia. A cada ano o evento acontece em uma cidade do país. A quinta edição, a Bienal Brasileira de Design  Floripa 2015, de 15 de maio a 12 de julho de 2015, está em fase de organização. A identidade visual já foi escolhida e a curadora Adélia Borges já trabalha na estruturação das exposições. Além disso, a mostra de design catarinense “Index SC” circula pelo Estado, que também recebe palestras sobre design com experts na área.

A Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e pelo Centro Design Catarina.

Serviço
O quê: Painel Index SC
Quando: 22/9, 19h
Onde: Auditório do Senai. Rua Waldemar Dohler, 957, Zona Industrial Norte
Quanto: Gratuito

Fonte: Comunicação SC Design

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support