Documento que reúne as principais estatísticas do Estado, mostra que Santa Catarina é o segundo no País com a maior participação da indústria no PIB
A Federação das Indústrias (FIESC) lançou na última sexta-feira, dia 17, o Santa Catarina em Dados 2012, publicação que reúne as principais estatísticas relativas à economia catarinense, como o desempenho do comércio internacional, o comportamento da indústria, os principais números sobre geração de empregos, população, arrecadação de tributos, além de dados regionais. A publicação mostra que Santa Catarina voltou a ser o segundo Estado do País com a maior participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, com 32,8% (R$ 129,8 bilhões), conforme o último dado disponível, que é de 2009. O primeiro é o Amazonas (41,5%).
Diretor de Relações Institucionais e Industriais da FIESC, Henry Quaresma
apresentou o SC em Dados. Foto: Fernando Willadino
Em 2008, o Estado ficou em quarto lugar em termos de participação da indústria no PIB (34,4%). Apesar do percentual de 2009 ter sido menor do que o registrado em 2008, o setor industrial catarinense voltou à segunda posição porque a indústria em outros Estados reduziu a participação. De 2005 a 2007 a indústria catarinense registrou a segunda maior participação do País.
A indústria de transformação de Santa Catarina é a quarta do país em quantidade de empresas e a quinta em número de trabalhadores. Os segmentos de artigos do vestuário e alimentos são os que mais empregam.
De janeiro a dezembro de 2011, as exportações do Estado somaram US$ 9,1 bilhões, o que significa um acréscimo de 19,4% em relação a 2010. Os valores exportados por Santa Catarina corresponderam a 3,5% das exportações brasileiras. Santa Catarina ocupa a décima colocação no ranking nacional. Os principais mercados de destino dos produtos catarinenses no período foram Estados Unidos, Japão, Argentina e Holanda.
Santa Catarina possui a maior expectativa de vida do país (76 anos, igual a do Distrito Federal) e a segunda menor taxa de analfabetismo das pessoas acima com 15 anos – com 4,1%, abaixo apenas dos 3,5% registrados pelo Distrito Federal. Sétimo Estado em arrecadação de receitas federais e detentor da quinta maior frota de caminhões do país, Santa Catarina também possui 51 empresas catarinenses estão autorizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a utilizarem os benefícios fiscais da Lei de Informática (9% das organizações autorizadas no Brasil).
O SC em Dados contém dados regionais, municipais e sobre os complexos regionais, destacando a estatísticas sobre estabelecimentos industriais, trabalhadores, Produto Interno Bruto (PIB), diversificação de atividades econômicas (em especial a industrial), produtos de destaque nacional e internacional, desempenho de exportações e portos. Os dados regionais contemplam dados de população, PIB e balança comercial por município.
A 22ª edição do SC em Dados tem o apoio do Badesc, Tractebel Energia, Primo Tedesco, Arcelor Mittal, SESI, SENAI e IEL. “É um documento que pode contribuir de base para investidores, para o planejamento estratégico das empresas e também para a imprensa”, afirmou o diretor de relações institucionais e industriais da entidade, Henry Uliano Quaresma. Além da edição impressa, com 152 páginas, formato revista, a publicação possui versão digital, em formato PDF, disponível para download no site www.fiescnet.com.br, no link Publicações do menu Economia (clique aqui).
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC