FIESC lança edição 2012 da publicação SC em Dados

Documento que reúne as principais estatísticas do Estado, mostra que Santa Catarina é o segundo no País com a maior participação da indústria no PIB


A Federação das Indústrias (FIESC) lançou na última sexta-feira, dia 17, o Santa Catarina em Dados 2012, publicação que reúne as principais estatísticas relativas à economia catarinense, como o desempenho do comércio internacional, o comportamento da indústria, os principais números sobre geração de empregos, população, arrecadação de tributos, além de dados regionais. A publicação mostra que Santa Catarina voltou a ser o segundo Estado do País com a maior participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) catarinense, com 32,8% (R$ 129,8 bilhões), conforme o último dado disponível, que é de 2009. O primeiro é o Amazonas (41,5%).


 

fiesc
Diretor de Relações Institucionais e Industriais da FIESC, Henry Quaresma
apresentou o SC em Dados. Foto: Fernando Willadino

 

Em 2008, o Estado ficou em quarto lugar em termos de participação da indústria no PIB (34,4%). Apesar do percentual de 2009 ter sido menor do que o registrado em 2008, o setor industrial catarinense voltou à segunda posição porque a indústria em outros Estados reduziu a participação. De 2005 a 2007 a indústria catarinense registrou a segunda maior participação do País.

 

A indústria de transformação de Santa Catarina é a quarta do país em quantidade de empresas e a quinta em número de trabalhadores. Os segmentos de artigos do vestuário e alimentos são os que mais empregam.

 

De janeiro a dezembro de 2011, as exportações do Estado somaram US$ 9,1 bilhões, o que significa um acréscimo de 19,4% em relação a 2010. Os valores exportados por Santa Catarina corresponderam a 3,5% das exportações brasileiras. Santa Catarina ocupa a décima colocação no ranking nacional. Os principais mercados de destino dos produtos catarinenses no período foram Estados Unidos, Japão, Argentina e Holanda.

 

Santa Catarina possui a maior expectativa de vida do país (76 anos, igual a do Distrito Federal) e a segunda menor taxa de analfabetismo das pessoas acima com 15 anos – com 4,1%, abaixo apenas dos 3,5% registrados pelo Distrito Federal. Sétimo Estado em arrecadação de receitas federais e detentor da quinta maior frota de caminhões do país, Santa Catarina também possui 51 empresas catarinenses estão autorizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a utilizarem os benefícios fiscais da Lei de Informática (9% das organizações autorizadas no Brasil).


 

O SC em Dados contém dados regionais, municipais e sobre os complexos regionais, destacando a estatísticas sobre estabelecimentos industriais, trabalhadores, Produto Interno Bruto (PIB), diversificação de atividades econômicas (em especial a industrial), produtos de destaque nacional e internacional, desempenho de exportações e portos. Os dados regionais contemplam dados de população, PIB e balança comercial por município.

 

A 22ª edição do SC em Dados tem o apoio do Badesc, Tractebel Energia, Primo Tedesco, Arcelor Mittal, SESI, SENAI e IEL. “É um documento que pode contribuir de base para investidores, para o planejamento estratégico das empresas e também para a imprensa”, afirmou o diretor de relações institucionais e industriais da entidade, Henry Uliano Quaresma. Além da edição impressa, com 152 páginas, formato revista, a publicação possui versão digital, em formato PDF, disponível para download no site www.fiescnet.com.br, no link Publicações do menu Economia (clique aqui).


 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support