Um novo auxílio para Citricultura Catarinense

Um total de 73 projetos foram aprovados por meio da Chamada Pública Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação em Ciências Agrárias, lançada em 2009, pela Fapesc – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, em parceria com a Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

 

Um destes projetos é o do pesquisador Dr. Gilmar Roberto Zaffari, da Epagri. Ele conta com a colaboração de outro pesquisador e de um técnico de laboratório. Juntos, eles pretendem eliminar vírus que atingem mudas de plantas cítricas, como laranjeiras e limoeiros.

Com a pesquisa, que teve início em agosto de 2010, os produtores de Santa Catarina ganharão pomares cítricos com boa qualidade e alta produtividade de frutas, além de terem informações e auxílio técnico para o serviço por parte dos especialistas.

Assim, os pomares comerciais catarinenses terão plantas com melhor qualidade e com um custo adicional praticamente zero. “O uso de mudas de superior qualidade sanitária é a forma mais econômica de se evitar e combater os problemas sanitários, alguns dos quais, como no caso de vírus, não há como combatê-los quando presentes nos pomares, no caso de plantio com mudas contaminadas”, explica o pesquisador.

A pesquisa, que está em andamento em Itajaí – SC e em outros seis municípios catarinenses, terá sua segunda etapa iniciada em outubro/novembro deste ano, quando haverá novas brotações no campo. Porém, treinamentos e cursos para alunos, técnicos e agricultores já foram realizados em algumas cidades do Estado.

 

Com o término da pesquisa, a equipe pretende realizar publicações em periódicos especializados, divulgar os resultados em palestras e cursos, além de incluir as conclusões em um livro sobre citricultura catarinense que já está sendo produzido.

 

Este e outros projetos na área das ciências agrárias foram aprovados através da Chamada Pública 08/2009 da Fapesc em associação com a Epagri, que juntas destinaram mais de 5 milhões de reais para pesquisas realizadas em Santa Catarina.

 

Por: Joel Pereira. Estagiário da Assessoria de Imprensa da Fapesc.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support