Termina seminário e workshop de inovação

22.05.2010

Programas de incentivo e de fomento à inovação em empresas foi o tema da mesa redonda que abriu a programação de sexta-feira do Seminário Nacional “Inovação no setor produtivo: um diferencial para o crescimento sustentável e a competitividade e do Workshop Sul Competitivo “Ciência, Tecnologia e Inovação”. Jesiel de Marques Gomes, da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica de SC (Fapesc), e Pedro Preussler, do BRDE, explanaram sobre ações desses dois órgãos voltados ao fomento de tecnologia e inovação. Gomes salientou: “Inovação se constrói com conhecimento”, deixando explícito o papel que universidades, como centros do saber, podem assumir no desenvolvimento tecnológico de uma região. Outro participante da mesa redonda, Marcelo Ferrari Wolowski, da BZPlan – escritório especialista na prospecção de fomento a projetos – citou exemplos de empresas e regiões que conseguiram grande desenvolvimento com financiamento de investidores privados. É o chamado venture capital, ou capital empreendedor, em que investidores colocam recursos em empresas iniciantes para vender sua participação societária mais tarde, tendo assim seu capital remunerado. “Este é um modelo consolidado nos Estados Unidos e é responsável tanto pelo desenvolvimento da Google, como do Vale do Silício, a região norte-americana que concentra empresas e indústrias da área de informática.”, disse o consultor. Ele acrescentou que no Brasil já há muitos fundos de investimentos atuando dessa forma, apesar de ser ainda um paradigma a ser quebrado, num país em que é mais forte a cultura da empresa familiar.

A programação continuou à tarde com uma mesa redonda sobre Redes de Pesquisa: Experiências nacionais e pontencialidades regionais, com Diomário de Queiroz (Fapesc), DorzelI Trzeciak (Instituto Euvaldo Lodi e Pronit) e Pedro Augusto Schmidt de C. Jr (Celesc). O presidente da Fapesc, com laços familiares em Tubarão, provocou os participantes a resgatarem a tradição de desenvolvimento da região através de parcerias para a inovação no setor produtivo. Também o prefeito Milton Hobus, de Rio do Sul, falou sobre o projeto que implantou na cidade, tendo como base o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento regional. Encerrando os eventos, o professor Paulo Boff sintetizou: “Ao reunir empresariado, agentes de fomento e a academia, demos um primeiro passo em busca da integração desses três setores e na construção de ações coletivas”.

Fonte: Unisul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support