Pedidos de patentes por microempresas crescem 44% em 5 anos

     Dados divulgados nesta semana pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que as solicitações de patentes de microempresas registrou alta de 44% entre os anos de 2006 e 2010, junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No período, os pedidos passaram de 199 para 288.

     Na avaliação de especialistas, o crescimento é resultado de políticas voltadas para incentivar a modernização no país, a exemplo da Lei de Inovação (10.973/2004), e chamadas públicas para o apoio de projetos inovadores. “Estes instrumentos representam mecanismo de estímulo ao desenvolvimento de novos produtos e processos que contribuem para o aumento do pedido de patentes”, destacou a analista técnica de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Hulda Giesbrecht.

     Para se ter uma ideia, somente os editais lançados em 2005 e 2006 pelo Sebrae e pela Finep resultaram em 42 pedidos de patentes. Os instrumentos promoveram, ainda, a introdução de 262 inovações no mercado, e 66 projetos de inovação tecnológica com potencial de geração de patentes no país estão em desenvolvimento.

     Informações sobre Sebrae estão disponíveis no site www.sebrae.com.br.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support