21 de junho de 2011

Florianópolis (21/06/2011) – Nesta terça-feira (21), no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), aconteceu um encontro de incubadoras, que reuniu representantes de todo o Estado. “O objetivo é conhecer os trabalhos que estão sendo realizados para organização de uma rede de financiamento ágil e eficaz”, explica o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.

Divididas por regiões, as incubadoras apresentaram seus projetos, metodologia de trabalho, serviços, consultorias, apoios e parcerias, além das empresas inseridas. Estas dividem-se nas categorias: pré-incubadas, onde as ideias estão em fase inicial de desenvolvimento; residentes, que se refere ao empreendimento que está participando do processo de incubação e desenvolvendo produtos inovadores; e virtuais, são empresas que não estão inseridas fisicamente, mas recebem suporte. Por fim, o objetivo é torná-las graduadas, onde há desenvolvimento suficiente para sair da incubadora e entrar no mercado.

Algumas instituições administram clusters, como o Sapiens Parque. Os clusters, ou polos de competitividade, são concentrações geográficas de empresas de um mesmo setor, que atuam de forma especializada e complementar. “No Sapiens trabalhamos áreas como tecnomídia, energia, saúde e turismo”, explica o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Parque, Marcelo Guimarães.

O encontro contou também com participação de diversas universidades como Univille, Univali, Furb e Unoesc, que mostraram além de sua estrutura e cursos que oferecem para desenvolvimento tecnológico, as atividades que desempenham promovendo o empreendedorismo.

“Queremos potencializar o Estado no setor. Tivemos um bom dia de trabalho e quem sai ganhando é Santa Catarina, em tecnologia e inovação”, conclui Bornhausen. Também participaram o presidente do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc), João Rufino de Sales; o diretor de Desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDS, Milton Horn Vieira; o superintendente, Carlos Guilherme Zigelli e o diretor de Tecnologia do Sebrae, Anacleto Ângelo Ortigara, ambos do Sebrae/SC.