A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) ampliaram de 40 para 50 o número de projetos a serem financiados pelo Programa Sinapse da Inovação, Operação SC-2010. As empresas selecionadas receberão R$ 50 mil (cada) para desenvolver produtos ou processos inovadores. O aumento dos beneficiados foi motivado pela qualidade dos projetos apresentados.
Segundo o titular da SDS, Paulo Bornhausen, a inovação será a chave para o desenvolvimento catarinense nos próximos anos. “Ao investirmos em projetos e processos inovadores, estamos criando oportunidades para Santa Catarina se tornar uma referência em inovação e sustentabilidade”, diz o secretário.
O presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, completa: “Nós identificamos projetos de excelente qualidade – inclusive superior aos apresentados no ano passado – e resolvemos ampliar o número de contemplados”.
O programa foi criado em 2009 para estabelecer uma comunidade de empreendedores e fomentar a discussão permanente de idéias inovadoras geradas em teses, dissertações, trabalhos científicos e tecnológicos de estudantes, professores e outros profissionais dos diferentes setores da economia. O Sinapse é resultado de uma parceria da FAPESC e da Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras). A seleção final coube à FAPESC e teve, como base, pareceres de consultores ad hoc.
Houve três etapas seletivas para garantir a viabilidade técnica dos projetos. Os projetos vitoriosos saíram de um total de 1.158 propostas apresentadas por meio da Chamada Pública 05/2010. A lista completa das propostas aprovadas está disponível para consulta no site www.fapesc.sc.gov.br.