A equipe Vento Sul, formada por estudantes da UFSC, alcançou a sétima posição na Classe A do Dong Energy Solar Challenge, mundial de barcos solares realizado de 8 a 14 de julho na Holanda. O resultado representa uma melhora de 10 posições em relação ao obtido na última edição do evento, realizada em 2010. A competição acontece a cada dois anos na região da Frísia, no norte da Holanda. O vencedor é aquele que somar o menor tempo durante os seis dias do rali.
Foram percorridos 220 km por 36 equipes da Europa, América e Ásia. As equipes são divididas em três categorias, de acordo com a quantidade dos painéis fotovoltaicos e forma do casco. Na classe A, categoria em que a Vento Sul participa, foram 23 equipes de países como Brasil, Bélgica, Polônia, China, Turquia e Holanda. O Dong Energy premia diariamente os três barcos mais rápidos e a equipe brasileira subiu ao pódio neste sábado, 14 de julho, como terceira melhor no trajeto final do mundial.
A Vento Sul é a única representante da América Latina no campeonato mundial de barcos movidos à energia solar. Dezesseis alunos construíram dois barcos para a competição que acontece no norte da Holanda e reúne 46 equipes de vários países como Polônia, China e Alemanha.
No site www.barcosolar.ufsc.br o grupo manteve um diário de bordo, contando as novidades de cada dia de competição. A equipe é patrocinada pela Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte ( SOL), Governo do Estado de Santa Catarina e Fundesporte. Tem apoio da Radix Engenharia e Software, Fundação Certi, Fepese, Holos, UFSC, Departamento Engenharia Mecânica, UFSC Compete, Fapesc, UFRJ, Lord, Ocean Brazil e Proper Marine.
Mais informações no site do evento (http://www.dongenergysolarchallenge.nl/en/) ou com Marina Empinotti (+55 48 9927-1515), estudante de Jornalismo da equipe. A equipe tem fotos e vídeos em alta definição.
Fonte: Agecom – UFSC