Pesquisas na área de Biodiesel têm recursos de até R$ 15 milhões

20.05.2010

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) abre chamada pública para selecionar projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação para o desenvolvimento da cadeia produtiva do Biodiesel. As propostas serão financiadas no valor global estimado de R$ 15 milhões, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/Fundos Setoriais), a serem liberados em duas parcelas, de acordo com a disponibilidade orçamentária do CNPq.

O edital apoia duas linhas de pesquisa: a primeira abrange a cadeia de Produção e Uso de Biodiesel que contemple obrigatoriamente e de forma integrada, as fases de produção e obtenção de matérias-primas graxas; produção de biodiesel via rotas metílica e/ou etílica. As propostas nesta linha podem envolver também a caracterização, controle da qualidade do óleo e do biodiesel produzido, controle de processos de extração do óleo e obtenção dos mono-ésteres.  Além disso, a linha contempla estratégias e formas de armazenamento, utilização de co-produtos das fases de obtenção de matéria- prima, de extração do óleo e produção do biodiesel.

Já a segunda linha é voltada para projetos que abrangem a cadeia produtiva do biodiesel com foco na sustentabilidade ambiental, envolvendo pelo menos uma das seguintes vertentes: Recuperação de áreas degradadas com a utilização de culturas oleaginosas endêmicas e não-convencionais como fonte de matéria-prima para produção de biodiesel, envolvendo a extração do óleo e a utilização de co-produtos da fase agrícola; Avaliação de impactos ambientais e estratégias de remediação ambiental; Análise do ciclo de vida de processos associados à produção de biodiesel.

Terão preferência, em ambas as linhas, propostas de cooperação interinstitucionais submetidas por pesquisadores que atuem no estudo da cadeia do biodiesel e/ou tenham parceria com empresas com atuação neste setor. Opcionalmente, recomenda-se para as duas linhas que os projetos envolvam também estudos de viabilidade econômica e ambiental.

O pesquisador interessado deve ter o título de doutor, experiência de pesquisa na área, currículo cadastrado na Plataforma Lattes e vínculo formal com a instituição de execução do projeto. Serão concedidas bolsas, por até 24 meses, nas modalidades de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI-A e ITI-B), Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI), Especialista Visitante (EV), Extensão no País (EXP) e Apoio Técnico em Extensão no País (ATP). A implementação das bolsas deve ser realizada dentro dos prazos e critérios estipulados para cada uma dessas modalidades, que estão indicadas no endereço http://www.cnpq.br/bolsas/index.htm .

As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online , disponível na Plataforma Carlos Chagas, até quinta-feira (20).

Fonte: MCT

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support