Mergulhadores franceses trazem à tona tesouros documentais

Na próxima quinta (22), às 19hs, serão exibidos gratuitamente na Assembleia Legislativa dois documentários co-produzidos pelos franceses Luc Vanrell e René Heurzey, que pretendem realizar uma reportagem sobre Santa Catarina e sua capital. O primeiro filme, “Mistérios Marinhos” (18 minutos), relata a descoberta dos destroços do avião de Antoine de Saint-Exupéry e o segundo, “Desaparecidos” (90 minutos), a exploração do sítio arqueológico de Vanikoro, onde naufragou Lapérouse, navegador que passou quase três semanas em Florianópolis quase 300 anos atrás.

Além de ter escrito várias obras famosas, entre 1929 e 1930 o piloto-escritor Saint-Exupéry aterrissou diversas vezes na Ilha de Santa Catarina, num campo de pouso que pertencia à antiga companhia de correio aéreo francesa, a Aéropostale. Interagiu com pescadores, ganhou o apelido de Zeperri, e foi homenageado com a colocação do título de seu livro O Pequeno Príncipe na principal avenida do bairro Campeche.

Lapérouse veio a mando do rei Luís XVI, com sábios, botânicos e artistas a bordo. Naufragou no Pacífico após 3 anos daquela que seria a maior viagem de circum-navegação do século XVIII. Enquanto estava na América do sul, aportou em Florianópolis, descendo com sua tripulação e passando 17 dias em companhia dos nativos e do então Governador da província. Deixou importante relato sobre a cidade e seus costumes, inclusive desenhos do centro feito por Gaspar Duché de Vancy. Em homenagem a essa passagem, a Prefeitura da cidade natal de Lapérouse, Albi, enviou uma placa comemorativa do navegador, a ser entregue à Fundação Franklin Cascaies, às 15hs de quarta-feira (21).

No dia seguinte, a sessão de filmes acontece no Plenarinho na Assembleia Legislativa, Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310. Haverá debate após a exibição dos documentários. Quem promove é a SANTUR (Santa Catarina Turismo), em parceria com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes e a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, que financia duas pesquisas sobre naufrágios dos séculos XVI e XVII em Florianópolis: o projeto PAS (Ingleses) e o Barra Sul (na baía sul). O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis (Fundação Franklin Cascaes) e Succession Saint-Exupéry em Santa Catarina.

Sobre os mergulhadores:

Luc Vanrell é também arqueólogo marinho e tem no currículo uma das descobertas mais importantes do século XX: os destroços do avião do piloto e escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor do Pequeno Príncipe, que desapareceu em 31 de julho de 1944, no Mediterrâneo, durante uma missão de reconhecimento. Além de ter encontrado e retirado os destroços do P-38 pilotado por Saint-Exupéry em 2000, Luc Vanrell pesquisa, atualmente, com apoio e parceria da Succession Saint-Exupéry, as circunstâncias da morte do piloto-escritor, ainda não totalmente esclarecidas, bem como o destino de seus despojos.

Durante as buscas pelo mistério de Saint-Exupéry, Vanrell descobriu os restos mortais (esqueleto) do Príncipe alemão Alexis Betheim, morto no mesmo ano de 1944, e pôde enfim restituir à família deste o que restou de seu corpo. Esse foi o tema de sua pesquisa e de dois videodocumentários premiados.

Luc já participou de pesquisas junto ao British Museum, na Inglaterra, trabalha em parceria com museus na Alemanha e na França, fazendo parte do DRASSM (Departamento de Pesquisas Submarinas do Ministério da Cultura na França) e em 1986, descobriu o único vestígio de um navio gaulês, em Marselha. Entre suas realizações também se destacam os trabalhos pela exploração e preservação da gruta pré-histórica de Cosquer, na região de Marselha, que está submersa e ameaçada de desaparecimento.

Foi assistente de produção de vários documentários premiados e para o Brasil cedeu imagens ao documentário “De Saint-Exupéry a Zeperri” (2011). É autor de “O último segredo”, sobre as descobertas em torno de Saint-Exupéry e escreve, no momento, junto à Succession Saint-Exupéry, uma obra sobre o desaparecimento do escritor.

René Heurzey, além de mergulhador profissional, é um “caçador de imagens” submarinas, diretor de fotografia de Oceanos (Jacques Pérrin – 2010), com três milhões de espectadores. É autor de imagens de produções de Luc Besson e Gilles Legrand. Participou e filmou a expedição de busca pelos vestígios do naufrágio de Lapérouse, que soçobrou próximo à Nova Caledônia, no Pacífico, ilha de Vanikoro, em 1789, dando origem ao documentário  “Desaparecidos” (2005).