Udesc começa a implementar 17 projetos de pesquisa selecionados pelo CNPq

Maioria das propostas da instituição terá recursos de até R$ 30 mil

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) iniciou neste mês a implementação das propostas de pesquisa escolhidas na Chamada Universal nº 14/2012, sendo 17 delas apresentadas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Os projetos deverão ser realizados em 36 meses.

“Esses projetos são importantes por representarem o reconhecimento do nível dos trabalhos desenvolvidos dentro da Udesc, viabilizando desta forma a execução com recursos oriundos da União”, diz o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leo Rufato.

De acordo com o edital, os recursos serão destinados ao financiamento de itens de custeio, como material de consumo, serviços de terceiros, passagens e diárias, e itens de capital, que englobam, por exemplo, livros e equipamentos. Os valores também poderão ser empregados em bolsa de iniciação científica e de apoio técnico.

A maioria dos coordenadores de projeto da Udesc que foram contemplados receberá recursos de até R$ 30 mil cada. Eles atuam nos centros de Ciências Agroveterinárias (CAV), Ciências Tecnológicas (CCT), Artes (Ceart), Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), Educação Superior do Oeste (CEO) e Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Dividida em áreas, a lista é composta pelos seguintes pesquisadores:

• Agronomia: Cristiano André Steffens (CAV) e Luciano Colpo Gatiboni (CAV);
  • Arquitetura, Demografia, Geografia, Turismo, Planejamento Urbano e Regional: Isa de Oliveira Rocha (Faed);
  • Desenho Industrial: Marcelo Gitirana Gomes Ferreira (Ceart);
  • Educação Física e Fisioterapia: Alexandro Andrade (Cefid) e Thais Silva Beltrame (Cefid);
  • Engenharia Mecânica, Naval e Oceânica e Aeroespacial: Miguel Vaz Júnior (CCT) e Paulo Sérgio Berving Zdanski (CCT);
  • Física e Astronomia: Edgard Pacheco Moreira Amorim (CCT) e Felipe Arretche (CCT);
  • Medicina Veterinária: Alceu Mezzalira (CAV), Aldo Gava (CAV) e Aleksandro Schafer da Silva (CEO);
  • Zootecnia: Dimas Estrasulas de Oliveira (CEO), Henrique Mendonça Nunes Ribeiro Filho (CAV) e Sandra Davi Traverso (CAV).

Já o projeto da pesquisadora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, do Ceart, foi selecionado para a faixa de R$ 60 mil a R$ 120 mil, na área de Artes, Ciência da Informação e Comunicação.

Prestação de contas

Após dois anos de execução dos projetos, os pesquisadores proponentes deverão apresentar a prestação financeira de contas e os relatórios técnicos, em conformidade com o que estiver definido nos termos de aceitação e nas demais normas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Durante os trabalhos, o CNPq acompanhará e avaliará a implementação das propostas em todas as suas fases e poderá promover visitas técnicas ou solicitar informações adicionais para aperfeiçoar o sistema de análise. As informações geradas ficarão na base de dados do conselho e serão de domínio público.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc