União Europeia acena com financiamento e parceria com América do Sul

“O Brasil recebeu até hoje 25 milhões de euros (dos programas-quadro da Comunidade Europeia), mas pode receber muito mais. Há chamadas abertas de 9.4 bilhões de euros que oferecem oportunidades a este país, sendo quase 5 bilhões para pesquisas”, disse Guenter Clar, Diretor Regional de Estratégias & Inovação no Steinbeis-Europa-Zentrum, agência alemã de inovação. Sua declaração foi feita ontem (17), no Workshop Internacional sobre Sistemas Regionais de Inovação, que segue até dia 21 no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis.

Clar apresentou o plano Horizonte 2020, cujos objetivos incluem reforçar a competitividade regional em mercados globalizados. “A União Europeia estará mais aberta a pesquisadores de outros países”, acrescentou. “Vamos tentar estabelecer parcerias de longo prazo.”

Ele lembrou que o Brasil “tem algumas cooperações bilaterais que funcionam uma maravilha, com Alemanha, Espanha e Portugal”. Neste ano, foram firmadas parcerias não a nível nacional, mas sim entre Santa Catarina e as regiões de Emilia-Romagna (Itália), Baden-Württemberg (Alemanha) e Província de Córdoba.

Santa Catarina e Córdoba são regiões “das mais desenvolvidas e avançadas na implementação do sistema de inovação regional de seus próprios países. Em muitos aspectos, essas regiões são particularmente parecidas com a Europa, a maior parte da população local tem origens europeias e mantém fortes ligações com seus países de origem. Ambas possuem uma base de produção industrial e agrícola forte, especializada em setores como engenharia mecânica, têxtil, automóveis e componentes automobilísticos, agricultura alimentar, químico, equipamentos médicos, cerâmica, moveleiro e serviços de comunicação e tecnologia da informação,” segundo Relatório para a Direção-Geral da Política Regional da ISMERI Europa.

Seu diretor, Enrico Wolleb, deu detalhes sobre as propostas de cooperação no primeiro dia do workshop (17), falando sobre ferramentas e elementos para aperfeiçoamento das políticas e instrumentos de gestão da inovação regional. Do evento também participam Silvano Bertini, Hugo Dellavedova, Diógenes Feldhaus, e o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

O workshop ocorre das 13h30 às 18h30, até sexta (21). No último dia do evento haverá uma sessão exclusiva para o grupo de gestão do projeto iniciado em 2012 e coordenado pela Fapesc. O evento é gratuito, porém é necessário confirmar presença pelo e-mail diogenes.feldhaus@okyra.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (48) 8424-1490. As vagas são limitadas e os participantes receberão um certificado de participação.