Representantes do setor produtivo, de instituições de ensino e centros de pesquisa, além de órgãos governamentais ligados à ciência e tecnologia e agentes financiadores, se encontram em Tubarão, a partir de hoje, em dois eventos que colocam em discussão a inovação em produtos e serviços como forma de ganhar competitividade no mercado – o Seminário Nacional “Inovação no setor produtivo: um diferencial para o crescimento sustentável e a competitividade” e o Workshop Sul Competitivo “Ciência, Tecnologia e Inovação”.
Os dois eventos ocorrem nos dias 19, 20 e 21 e acontecem simultaneamente à 7ª Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Tubarão (FEINCOS). Na programação, palestras, paineis e mesas redondas colocarão em debate a transferência de tecnologia das instituições de ensino que realizam pesquisas científicas; a propriedade intelectual das novas descobertas; formas de aproximação e cooperação entre empresas, universidades e agências de incentivo e financiamentos à inovação.
“O objetivo é aproximar quem desenvolve pesquisas tecnológicas e quem necessita dessas pesquisas para promover a inovação em sua empresa”, ressalta o professor Paulo Boff, coordenador do seminário. O assunto está sendo também debatido em nível nacional, com a realização, no final deste mês, da 4ª. Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem o objetivo de definir metas e propor um modelo de desenvolvimento para o país que tenha como critérios a sustentabilidade ambiental e social.
O seminário e o workshop são organizados em conjunto pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Prefeitura de Tubarão, e mais entidades que congregam o empresariado de diversos setores da região, como Associação dos Jovens Empreendedores de Tubarão (AJET), Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), Câmara de Diretores Lojistas (CDL), Sindicato dos Lojistas (SINDLOJAS), Associação das Micro e Pequenas Empresas (AMPE) e Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL), com o apoio do CNPq e FAPESC.
São parceiros ainda BRDE, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), e associações dos municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) e da Região Carbonífera (AMREC), PRONIT, Austen Farmacêutica.
Site do evento
http://www.unisul.br/hotsites/seminario-de-inovacao.html
Programação
No primeiro dia 19, pela manhã, o professor Luiz Pimentel, da UFSC, fará palestra sobre “Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. À tarde, o painel “Estratégias de Desenvolvimento da Inovação em Santa Catarina” reunirá representantes de fundações e associações com experiência na formação de redes que aproximam o setor produtivo e centros de pesquisa. Estão confirmadas as presenças de Antonio Rogério de Souza (Fundação CERTI-Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras), Rui Luiz Gonçalves (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia – ACATE) e Tony Chierighini (RECEPET- rede que reúne incubadoras em Santa Catarina).
Na quinta-feira, dia 20, a palestra sobre propriedade intelectual será com o advogado Júlio Santiago, especialista no assunto. À tarde, uma mesa redonda sobre “Modelos de gestão e organismos que potencializam a inovação e a cooperação universidade/empresa” reunirá dirigentes de agências de tecnologia e inovação: Roberto Moschetta (Parque Científico e Tecnológico da PUCRS -TecnoPuc-RS), Carlos Alberto Schneider (CERTI) e Ricardo Pereira Gonçalves (Agência de Inovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ).
No painel do dia, serão apresentados casos de sucessos empresariais em inovação e pesquisa e desenvolvimento (P&D) regionais, relatados por representantes das empresas Thermosystem, Automatiza, Austen Farmacêutica, Celesc e Anjo Tintas. Outro painel apresentará os 12 melhores trabalhos científicos de inovação selecionados entre os inscritos. Os demais selecionados serão apresentados em forma de pôster.
Na sexta-feira, dia 21, duas mesas redondas. A primeira terá como assunto o sistema de fomento e financiamento na mesa redonda “Programas de Incentivo e de Fomento à Inovação às Empresas”, com a participação de Jesiel de Marques Gomes (Fapesc-Fundação de Apoio à Pesquisa Científica de SC), Eduardo Costa (FINEP- Financiadora de Estudos e Projetos, ligada ao governo federal), Pedro Preussler (BRDE) e Marcelo Ferrari Wolowski (BZPlan- escritório especialista no encaminhamento de projetos a agentes financiadores).
A mesa redonda programada para a tarde, sobre “Redes de Pesquisa: Experiências nacionais e pontencialidades regionais”, contará com a presente de Diomário Queiroz (FAPESC), Natalino Uggioni (Instituto Euvaldo Lodi), Sebastião Nau (ANPEI), Antonio Rodrigues Elias (SIBRATE) e Paulo Meller (Celesc).
Para encerrar a programação, o prefeito Milton Hobus, de Rio do Sul, falará sobre o projeto que implantou na cidade, tendo como base o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento regional. Outro painel, sob a coordenação de Luiano Marcelino (Unisul), debaterá as oportunidades para o desenvolvimento regional, a partir da adoção de inovações, para a região da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna).
Mais informações
http://www.unisul.br/hotsites/seminario-de-inovacao.html