Governo anuncia programa para apoiar tecnologias verdes

A Finep lançará durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, um programa para apoiar o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Os recursos são da ordem de R$ 3 bilhões, provenientes do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).

As informações foram anunciadas nesta quarta-feira (15), pelo presidente da financiadora, Glauco Arbix, durante o 24º Fórum Nacional, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.


De acordo com ele, o objetivo é reunir crédito e subvenção no mesmo programa e incluir nos próximos meses um terceiro elemento, que é o investimento. “Nós queremos apostar em um projeto. Se é o projeto de um avião novo, de um produto ou processo novo, e nós achamos que é rentável, é bom, é positivo, inovador ou relevante, nós podemos participar com 20%”, explicou.


O terceiro instrumento, na opinião de Arbix, poderá reduzir o custo de capital e o risco tecnológico dos projetos e permitirá à Finep arrecadar recursos não orçamentários. Ou seja, a agência poderá ser tornar sócia do projeto.


Fonte: Agência Gestão CT&I

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support