CONFAP contribuiu para aprovação da PEC da Inovação

Após mais de um ano em tramitação no Congresso Nacional, perto da meia-noite de quarta-feira (17), os senadores aprovaram por unanimidade a PEC 12/2014, que deverá ser promulgada esta semana e enviada à Presidência da República para sanção.

Segundo o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (AC), a proposta deve ser considerada um instrumento para a sociedade, uma vez que foi construída por diversos entes.A aprovação da PEC da Inovação causou uma mistura de alegria e alívio entre os parlamentares no plenário. Tudo porque a matéria foi colocada em discussão quando não havia o número regimental suficiente, de 49 votos a favor para a sua aprovação, e correu o risco de não ter sido avaliada este ano. Depois de duas horas de espera, ela foi votada e aprovada com 50 votos, nos dois turnos, o que fez a tensão no Senado se transformar em sucessivos elogios à matéria.

deputados pec 12 inovação menor
Foto: Agência Senado

“A matéria foi construída por diversas mãos, desde parlamentares, passando por governo e pela comunidade cientifica. Eu, que sou originado da Funtac [Fundação de Tecnologia do Estado do Acre], tenho a honra de ter votado sim para uma proposta que permitirá ao Brasil implementar um política de ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Viana.

Com o mesmo entusiasmo estava o relator da PEC na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, senador Eduardo Braga (AM). Ele lembra que a medida trará de modo efetivo um impulso a pesquisa nacional e a criação de soluções tecnológicas adequadas aos desafios da sociedade atual. “Fico muito feliz em poder ter contribuído nesta tão importante matéria.

As modificações constitucionais propostas permitirão a integração entre instituições de pesquisas tecnológicas e empresas inovadoras em um sistema nacional, aliando esforços com vistas ao desenvolvimento cientifico e tecnológico do Brasil”, destacou Braga.

Ainda na linha de elogios, o presidente da Casa, Renan Calheiros (AL), e o líder do PSDB, senador Aloysio Nunes (SP), destacaram a importância que a PEC terá para o Brasil nos próximos anos. “Com muito entusiasmo e convicção que vejo a aprovação desta matéria. Ela permitirá um enorme avanço da inovação, da pesquisa básica e aplicada. Será um marco da modernidade do Brasil”, avaliou o senador tucano.

“É inegável o impacto que os avanços da C&T produzem no desenvolvimento do Brasil. E esta PEC permitirá exatamente que isto ocorra”, ressaltou Renan Calheiros.

Histórico

A história da PEC começa em 2011, quando estava em discussão o aperfeiçoamento do marco regulatório para as atividades de C&T no Brasil. No começo, as mudanças nas legislações vigentes ocorreriam com o Projeto de Lei (PL) 2.177/2011, conhecido na época como Código Nacional da Ciência e Tecnologia, que foi proposto pelos conselhos nacionais de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).

Contudo, depois de dezenas de audiências e reuniões, foi verificado pelos parlamentares que era necessário uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para dar segurança jurídica aos PLs que iriam compor o novo marco legal, que no caso são: o 7735/2014 – para simplificar a pesquisa e exploração da biodiversidade brasileira; 2177/2011 – que atualiza normas vigentes do setor de C&T; e 8252/2014 – que propõe procedimentos ágeis e modernizados de contratação para aquisição de produtos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Sendo assim, os deputados concordaram que desmembrar o projeto seria o ideal para acelerar o processo de votação.

A PEC se originou do Código Nacional da Ciência e Tecnologia proposto pelos conselhos nacionais de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Crédito: Ag. Senado

Fonte: Leandro Duarte e Leandro Cipriano, da Agência Gestão CT&I, com adendo da Assessoria de Imprensa CONFAP.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support