18.11.2010

A abertura do Laboratório de Desenvolvimento Territorial Sustentável com Identidade Cultural na Zona Costeira de Santa Catarina acontece no próximo domingo, 21 de novembro, às 9h, na Secretaria Municipal de Turismo de Porto Belo, situada à Av. Governador Celso Ramos, 1.492. O tema central do encontro, que vai até o dia 23, é “Territórios em Construção: Gestão territorial, estratégias e políticas para a promoção do DTS-IC”.

A promoção do evento é da Epagri, Ministério da Pesca e Aquicultura e Centro Latino-Americano para o Desenvolvimento Rural, em parceria com as prefeituras municipais de Porto Belo, Bombinhas, Itapema e Balneário Camboriú.

“O projeto DTS-IC iniciou suas ações em outubro de 2008, concentrando as atividades em um primeiro momento em duas regiões-piloto: no litoral centro-sul, municípios de Paulo Lopes, Garopaba e Imbituba, e no litoral centro-norte, municípios de Porto Belo, Bombinhas, Itapema e Balneário Camboriú”, informa o coordenador do Projeto e pesquisador da Epagri, Sergio Pinheiro.

O objetivo geral do projeto é promover o desenvolvimento territorial sustentável com base nas identidades e riquezas naturais, sócio-econômicas e culturais dos territórios da zona costeira de SC. A primeira etapa deste processo culminou com a realização do primeiro Laboratório Territorial (LabTer) de DTS em Garopaba, em novembro de 2009. No evento lideranças e atores sociais dos principais setores do litoral catarinense (turismo, pesca, agricultura e atividades culturais) discutiram as identidades, iniciativas, ameaças e oportunidades no território, e iniciaram o debate sobre dois planos de ação para promover o DTS nas regiões piloto. Na ocasião, foram criados dois pré-comitês territoriais (um em cada região) para a consolidação e implementação dos planos, visando envolver mais instituições, orientar e articular as ações e projetos das diversas entidades atuantes no território.

Neste segundo laboratório Territorial (LabTer), que terá caráter internacional, as questões da Identidade Cultural (IC), dos conflitos e das políticas de promoção de DTS serão enfatizadas. O Labter promove o encontro, nesses três dias, de atores territoriais de diferentes países e estimula o diálogo entre conhecimento e práticas vinculadas ao “saber-fazer” dos referidos atores e de suas diversas experiências.

O Labter consiste em uma mescla de trabalho de gabinete em que se apresentam os productos mobilizadores e algumas experiências mais relevantes de todo o processo, e onde também se realizam visitas in situ a estas e outras experiências que tenham se fortalecido com o trabalho no territorio. “Além disso, é também um espaço de reflexão e mútuo enriquecimento acerca dos processos, resultados e das projeções de diferentes tipos e iniciativas que se tenham para o futuro do território em relação à estratégia territorial”, afirma Sérgio Pinheiro.

Fonte: Epagri