FAPESC sedia terceira reunião do seu Conselho Superior

O Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) se reuniu nesta terça-feira (18) para discutir a situação atual da instituição, bem como as ações dos governos estadual e federal no que se refere a Ciência e Tecnologia (C&T).

 

“A nossa meta é poder investir em Pesquisa e Desenvolvimento mais do que fazemos hoje, ou seja, 1,3% do PIB (Produto Interno Bruto)’, afirmou o Prof. Alvaro Toubes Prata, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, também membro do Conselho. Entre outras iniciativas recentes, ele citou o Plano Inova Empresa, que implica num investimento em inovação de quase R$33 bilhões até 2014 – sendo R$28,5 bilhões do governo federal – para elevar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira.

 

Na esfera estadual, “estamos reestruturando todo o Sistema FIESC”, disse Carlos Henrique Fonseca, que representa a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina no Conselho Superior. Na reunião, ele resumiu o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense, baseado no Plano SC@2022, do governo estadual, e em estudos socioeconômicos feitos em todas as mesorregiões catarinenses. Comum a todas são as áreas consideradas estratégicas: construção civil, energia, meio ambiente, turismo, TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e saúde (fármacos e equipamentos hospitalares). “Também analisamos as tendências mundiais para ter uma visão de futuro,” acrescentou.

 

Já o Presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, apresentou um panorama das ações da Fundação e defendeu reformas na legislação referente a C&T no país, atualmente em trâmite no Congresso Nacional. “Não vai ser mais um novo Código de C&T, e sim três alterações, incluindo um regime diferenciado de compras. Se simplificarmos as amarras que dificultam a importação de equipamentos, por exemplo, com o mesmo dinheiro poderemos fazer o dobro. Mas se a gente não mexer nesse regramento, nós não vamos avançar”, concluiu.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support