Uma das 11 cidades selecionadas pelo Governo do Estado para abrigar Centros de Inovação, Chapecó recebeu a maquete do projeto na sexta-feira, 14, na Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR). “São centros de referência em inovação e empreendedorismo, que buscam desenvolver o município e sua região de forma sustentável, posicionando a ciência, tecnologia e inovação como questão estratégica”, declarou o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen.
Além de Chapecó, terão edifícios do projeto as cidades de Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul, Lages, São Bento do Sul, Joinville e Joaçaba. Há dois modelos de edifícios, sendo que o maior, com 3.800 m² custará em torno de R$ 7,5 milhões e o menor, com 2.200 m², custará R$ 5,2 milhões aproximadamente. Chapecó recebeu o modelo de 3.800 m².
Os Centros de Inovação serão as primeiras obras públicas em Santa Catarina projetadas em Building Information Modeling (BIM), tecnologia desenvolvida com base em informações coordenadas, envolvendo projeto, construção e operação. “Com a adoção deste modelo é possível criar a documentação e as informações digitais coordenadas do empreendimento, acelerando a finalização de modo seguro, mais econômico e com impacto ambiental reduzido”, explica Bornhausen.
Entre os objetivos do projeto, destaca-se a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, o fortalecimento da comunicação entre as instituições participantes, a intensificação da pesquisa científica e tecnológica, além da cultura do empreendedorismo em cada região, a geração de novos negócios pautados na vocação de cada município, emprego qualificado e renda.
Fonte: Michelle Nunes de Oliveira/Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável