Editais lançados pela Fapema somam R$ 10 milhões

18.03.2010

Visando fomentar a pesquisa no Maranhão, o governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), apresentou nesta quarta-feira, 17, o pacote de editais do primeiro semestre de 2010. São 17 editais que somam cerca de R$ 10 milhões, entre recursos da Fundação e de convênios com o CNPq e Finep. Os recursos serão usados no financiamento de projetos de pesquisa em diversas áreas, entre elas o de empresas por meio do edital PAPPE-Subvenção Econômica.
A solenidade contou com as participações do secretário- chefe da Casa Civil, João Abreu, que representou a governadora Roseana Sarney; do secretário de Ciência e Tecnologia, Waldir Maranhão; da diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Edilson Baldez,; do representante da Finep, Richard Correa;  além de reitores, pró-reitores, pesquisadores e estudantes .

“Esta é uma demonstração clara  que a governadora Roseana Sarney tem seus olhos voltados para o futuro. Na medida que nós estamos incentivando a ciência e a tecnologia, por meio da pesquisa, estamos acenando para os pesquisadores do Estado a possibilidade de cada vez mais interagir com o mundo tecnológico”, disse João Abreu.

A novidade do Pacote de Editais deste primeiro semestre ficou por conta do Apoio a Núcleos de Inovação Tecnológica, que segundo a diretora presidente da Fapema, Rosane Guerra, ajudará a consolidar os núcleos das instituições de onde são provenientes. Também inéditos,  são as bolsas de Inovação e de Extensão.

“O reflexo do lançamento desses editais não são imediatos, mas a constância nos repasses e no volume significativos de recursos que temos disponibilizado para essas ações, indubitavelmente vão ter reflexo no desenvolvimento não só cientifico, mas também social do Estado do Maranhão”, observou Rosane.

O secretário Waldir Maranhão disse que com o lançamento do pacote de editais o governo convoca os pesquisadores a participarem e contribuírem com seus projetos para o alcance da meta do governo de promover o desenvolvimento do Estado  “Esta ação também faz parte do projeto de popularização da ciência, valorização do pesquisador maranhense e de dar sustentabilidade aos grandes empreendimentos que estão chegando no Estado”, destacou Waldir.

Editais – O pacote do primeiro semestre de 2010 agrupa, entre os de auxílios não temáticos, os editais Universal; Manutenção e conserto de equipamentos; Apoio a Núcleos de Inovação Tecnológica e Enxoval para fixação de doutores.

Para incentivar a divulgação científica, serão disponibilizados os editais de Editoração científica; Realização de eventos científicos – 2º semestre de 2010; Participação de pesquisadores em eventos 2010 e Apoio a publicação de periódicos.

Atendendo ao intuito de inserir mestres e doutores nas empresas do Maranhão, foi elaborado, em parceria com a Finep, o edital Pesquisador na Empresa (Pappe – Subvenção Econômica). O edital, segundo o presidente da Fiema, Edilson Baldez, é importante para classe empresarial e representa um novo momento da pesquisa no Estado.  “Este é um novo momento, que já era almejado, de aproximação entre a empresa e o setor cientifico e tecnológico”, disse. “Essa é uma oportunidade para que as empresas possam aprofundar suas pesquisas para que possamos, através da inovação tecnológica, competir com mais força no mercado”, completou.  

Aos pesquisadores que pretendem concorrer a bolsas, serão disponibilizadas oito modalidades: Bolsas de Iniciação Científica Júnior (BIC Jr). Bolsas de mestrado e doutorado fora da sede; Bolsas de mestrado e doutorado na sede; Bolsas de iniciação científica para instituições particulares; Bolsas de iniciação científica para instituições públicas (Uema, Ufma e Ifma); Bolsas de Inovação; Bolsas de extensão e Bolsas de apoio técnico de nível médio e nível superior.

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Oliveria, disse que o lançamento dos editais mostra que o Maranhão está de portas abertas para novos investimentos. “O governo está dando sua contribuição para o crescimento da ciência do Estado. A ciência para ser gerada e produzida tem a visão do bem comum, da melhoria da qualidade de vida de todos”, disse. “Não adianta gerar conhecimento e ele ficar preso aos muros da academia. É preciso que ele seja levado, para que toda a sociedade possa dele usufruir”, acrescentou.

Durante a solenidade a diretora presidente da Fapema anunciou os nomes dos pesquisadores que vão compor, a partir de agora, o Comitê de Assessoramento Técnico da Fapema. O comitê é formado por profissionais da áreas de ciências biológicas, ciências agrárias e veterinárias, ciências da saúde, ciências humanas, ciências sociais e ciências exatas e engenharia.

Fonte: Jornalista Nathalia Ramos
(98)8802-8082 / 8844-0077

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support