Geração TEC abre inscrições em Lages

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), abriu inscrições em Lages, na sexta-feira (14), para o programa Geração TEC. As 100 vagas disponibilizadas tem o objetivo de formar mais profissionais na área de tecnologia, impulsionando o desenvolvimento econômico da região. Os cursos são gratuitos para jovens acima de 17 anos, com ensino médio completo ou cursando o último ano, e que não trabalhem com programação. As inscrições podem ser feitas pelo site www.geracaotec.sc.gov.br.

Para o secretário da SDS, Paulo Bornhausen, o Geração TEC abre um novo paradigma para o desenvolvimento de Santa Catarina. “Estamos preenchendo um vácuo existente entre os cursos de formação técnica e as necessidades reais das empresas”, relata. Segundo Bornhausen, o grande diferencial é que o currículo do programa é montado em parceria com as empresas. “Estamos formando o profissional com a qualificação necessária para ocupar as vagas existentes, de forma que as empresas garantem a contratação de 80% dos formandos”, enfatiza o secretário.

Um mapeamento está sendo realizado para que o Geração TEC atinja todas as regiões do Estado. O programa tem o apoio da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), além de instituições privadas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). “O setor tecnológico catarinense vive uma fase de grande expansão com a criação de novos polos regionais, mas que mantém os mesmos desafios da formação de profissionais com qualidade e em quantidade”, comenta o presidente da Acate, Rui Luiz Gonçalves. “O Geração TEC, no planalto serrano, será um importante indutor de crescimento para a região”, conclui Gonçalves.

Geração TEC em Florianópolis
Na capital do Estado, o Geração TEC superou as expectativas do Governo. A princípio, seriam 140 vagas, mas como o número de inscritos qualificados para o programa foi superior, a Fapesc se empenhou em buscar mais recursos e aumentar as vagas. Em Florianópolis, 210 alunos divididos em nove turmas, recebem linguagens de programação de Java, C++, Delphi, PHP e .Net. Ao final do curso, haverá acompanhamento da dinâmica do mercado de trabalho em tecnologia por meio do monitoramento profissional dos participantes do programa.

Informações adicionais:
Michelle Nunes
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br

Fonte: http://www.sc.gov.br/

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support