Na sexta-feira, 6 de junho, a Colônia de Pescadores de Balneário Camboriú assinou convênio com o Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O convênio que destina o valor de R$ 300 mil para a execução de projetos, foi assinado pelo presidente da Colônia, Levi Elias Vicente.
O recurso será destinado para a construção de um barracão no Bairro da Barra, de aproximadamente 350 metros quadrados. O barracão irá comportar a sala para a confecção de artesanato em pele de peixe, irá abrigar o estoque de curtume e os móveis e máquinas necessárias para a realização dos trabalhos. O espaço começa a ser construído dentro de 15 dias e a entrega ocorrerá aproximadamente 120 dias após o início das obras.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Luiz Maraschin, esse recurso possibilita a implantação definitiva do projeto de artesanato em pele de peixe. “Estamos muito felizes por termos um projeto tão importante como este, contemplado”, declara. Paralelo à isso, nesta quarta-feira (11), o secretário Maraschin, irá até Brasília, levar mais um projeto para o Ministério da Pesca e Aqüicultura.
Aprovado o projeto, a Secretaria será contemplada com um veículo para o recolhimento de resíduos de peixe junto às Colônias de Pescadores de toda a região. Os resíduos após recolhidos, serão levados para a indústria de farinha de peixe, localizada em Itajaí. “Além de criar condições para a produção do artesanato, a secretaria tem a preocupação com a questão ambiental e o recolhimento dos resíduos é uma forma de preservação do meio”, explica o secretário.