SDS e FAPESC coordenam debates sobre inovação no estado

O governo de Santa Catarina promoverá a primeira etapa da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação às 13h30 desta sexta-feira (18), no Centreventos Renato Archer, localizado no 6º andar do Edifício Celta (que fica na SC 401, Km 1, Parque TecAlfa, – Bairro João Paulo).

 

Logo após a abertura do evento, Lúcia G. V. Dellagnelo, secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico Sustentável, vai apresentar o modelo do sistema catarinense de inovação na abertura do evento, às 13h30. Uma hora depois, Evaldo Vilela, secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da Minas Gerais, falará sobre como seu estado trata da inovação. Às 15h15 está previsto que Sergio Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), explique a metodologia a ser usada pelos grupos de trabalho até o final da tarde, de modo a dinamizar o debate sobre a articulação universidade-sociedade-empresas inovadoras, bem como a legislação e inovação no setor público.

 

“Somos um Estado bastante industrializado, temos bons exemplos de empresas que investem regularmente em inovação, que são vistas como referência, e não se pode falar em inovação sem falar de indústria”, diz Gargioni. Ele acrescenta que a Fapesc tem muitos programas voltados ao desenvolvimento tecnológico e os mais recentes, à inovação: “Neste sentido, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen defende maior ênfase na pesquisa e inovação no setor empresarial onde, de fato, a incorporação do conhecimento se realiza na sua plenitude. Inovação é a palavra chave e há uma larga e longa avenida a percorrer”.

 

A próxima etapa da conferência será em Joinville, entre os dias 11 e 13 de junho, durante a XII Conferência da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (programação no link
http://www.anpei.org.br/xiiconferencia/home.html). O evento culminará em Criciúma (data a ser definida). 

 

O resultado esperado é a atualização da Política Estadual de CTI e a definição de formas de colocá-la em prática em todas as esferas envolvidas nas atividades de pesquisa e inovação.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support