Udesc e Fapesc lançam livro sobre laboratório brasileiro de Design

Nesta terça-feira, 17, ocorre no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) o lançamento do livro “Canasvieiras, um laboratório para o Design Brasileiro”. A obra, de autoria da jornalista e pesquisadora Ethel Leon, resgata a história do Laboratório de Desenvolvimento de Produto/Desenho Industrial (LDP/DI), que posteriormente transformou-se em Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial (LBDI) – o pioneiro entre os laboratórios associados de desenho industrial do país.

O lançamento está marcado para as 19h no auditório da Udesc Ceart, com distribuição gratuita da publicação. Entre os convidados da solenidade já confirmaram presença o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Luiz Gargioni; o designer Gui Bonsiepe; a autora Ethel Leon; o engenheiro de produção Itiro Iida; o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Nelson Back; e pessoas que participaram da história do laboratório.

Na ocasião também será realizada a abertura de uma exposição que conta momentos da história do LDP/LBDI em Santa Catarina, por meio de projetos que foram desenvolvidos no laboratório. Os projetos ficarão expostos até o dia 24 de março no hall do Bloco Amarelo da Udesc Ceart.

Sobre o Laboratório
Localizado no bairro de Canasvieiras, em Florianópolis, o laboratório esteve ativo entre os anos de 1983 e 1997, sendo coordenado inicialmente pelo renomado designer alemão Gui Bonsiepe, e, posteriormente, pelos designers Eduardo Barroso e Marcelo de Resende.

“O Laboratório foi um centro importantíssimo de formação e também de coordenação da atividade do design no Brasil durante mais de uma década. Supriu a carência de cursos de formação para professores com pequena experiência projetual; promoveu encontros nacionais e internacionais e atendeu um grande número de empresas, sobretudo do Estado de Santa Catarina, mas também de outros lugares do país”, afirmou a autora Ethel Leon em entrevista para a Agitprop – Revista Brasileira de Design.

Sobre o projeto
A publicação traz uma contextualização do cenário político e econômico das décadas de 70 e 80, com uma ampla visão do setor produtivo. Foram realizadas entrevistas com alguns profissionais que trabalharam no laboratório e levantados alguns projetos desenvolvidos na época. O livro faz parte de um projeto da Udesc intitulado “Resgate Histórico do Design no Estado de Santa Catarina: do LBDI aos dias de hoje”, coordenado pela professora Albertina Pereira de Medeiros, e contou com recursos da Fapesc.

Paralelamente ao desenvolvimento do livro, o projeto teve também como resultado uma pesquisa feita pela Udesc, sob coordenação da professora Albertina Medeiros, que procurou levantar o número e o perfil dos cursos de Design em Santa Catarina e identificar se o LBDI teve alguma influência no ensino de Design no Estado, uma vez que o laboratório tinha também como foco a capacitação de profissionais da área. O resultado da pesquisa também estará em exposição na Udesc Ceart após o lançamento da publicação.

Fonte: Ceart/UDESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support