Trinta startups brasileiras, de 13 estados diferentes, incluindo Santa Catarina, que irão participar da edição 2014 do TechnoCrunch Disrupt, em São Francisco, nos Estados Unidos, passam por uma capacitação específica para o evento, onde irão se apresentar aos interessados e investidores. A ação é online e busca dar um padrão para as apresentações das empresas nacionais.
“Em 2012, nós estivemos em São Francisco e percebemos uma participação descentralizada do Brasil. Algumas empresas até contaram com apoio de entidades regionais, mas entendemos que se a ação fosse coordenada nacionalmente e apoiada pela Apex-Brasil, as startups brasileiras chegariam mais bem preparadas para o evento e com mais condições de gerar negócios”, explicou a gestora de projetos da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil),Flávia Egypto. “As startups estão aprendendo sobre o formato do TechCrunch Disrupt e como se comportar para obter a melhor resultado de negócio”, completa.
O grupo brasileiro é apoiado por uma iniciativa entre o Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Apex-Brasil. As entidades vão custear parte das despesas de viagem da delegação.
O que é o evento
O TechCrunch é um grupo multimídia, dedicado à cobertura jornalística de temas relacionados à tecnologia, inovação e startups, além de deter um sólido banco de dados com informações do setor, que subsidiam pesquisas estatísticas para empresas. Seus canais de comunicação online recebem mais de 37 milhões de acessos por mês. O TecCrunch organiza diversas confêrencias em diversas regiões do mundo, dentre elas as chamadas de Disrupt, realizadas anualmente em New York e San Francisco.
A edição de São Francisco acontecerá entre os dias 8 e 10 de setembro. Além de palestras e debates, o evento conta com uma maratona de programação (Hackathon) e com a Startup Battlefield, que é uma competição entre 30 startups de todo o mundo.
(Agência Gestão CT&I, com informações da Apex-Brasil)