A Associação Consular do Estado de Santa Catarina criou nesta sexta-feira (16 de maio) o Fórum de Relações Consulares da Região Sul do Brasil, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), que também sediou o evento.
O objetivo da abertura do Fórum é o aprimoramento profissional dos cônsules honorários de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e sua integração cultural e social. A ideia é reunir os cônsules da região a cada três meses para compartilhar experiências e discutir melhorias para a classe. O próximo Fórum será realizado em Joinville, no dia 1º de agosto.
No evento, foi lançado o livro “Cônsul Honorário: a Experiência do Estado de Santa Catarina”, de autoria de João Eduardo Lupi, cônsul honorário de Portugal em Florianópolis de 1998 a 2012. No livro, Lupi fala das funções de um cônsul honorário, frisando que são diferentes do cônsul de carreira, traça um perfil desses representantes e conta casos e trabalhos específicos relacionados a cada país.
O presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, prestigiou o evento e deu a palestra “Inovação tecnológica em Santa Catarina”, na qual fez um histórico da Fundação e falou sobre os diversos programas de subvenção econômica a empresas e pesquisadores, além das atribuições do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à pesquisa (CONFAP), o qual também preside.
A Associação Consular do Sul do Brasil está comemorando 15 anos de fundação neste mês de maio. Segundo o Presidente da Associação e Cônsul Honorário da Costa Rica, Rolando Coto Varela, a criação da entidade foi facilitada pelo MERCOSUL e pela união dos cônsules, a fim de facilitar o diálogo com o governo do Estado.
Assessoria de Imprensa da FAPESC