FAPESC apoia criação do Fórum de Relações Consulares da Região Sul

 A Associação Consular do Estado de Santa Catarina criou nesta sexta-feira (16 de maio) o Fórum de Relações Consulares da Região Sul do Brasil, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), que também sediou o evento. 

forum-consular540px

O objetivo da abertura do Fórum é o aprimoramento profissional dos cônsules honorários de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, e sua integração cultural e social. A ideia é reunir os cônsules da região a cada três meses para compartilhar experiências e discutir melhorias para a classe. O próximo Fórum será realizado em Joinville, no dia 1º de agosto.

No evento, foi lançado o livro “Cônsul Honorário: a Experiência do Estado de Santa Catarina”, de autoria de João Eduardo Lupi, cônsul honorário de Portugal em Florianópolis de 1998 a 2012.  No livro, Lupi fala das funções de um cônsul honorário, frisando que são diferentes do cônsul de carreira, traça um perfil desses representantes e conta casos e trabalhos específicos relacionados a cada país.

O presidente da FAPESC, Sergio Gargioni, prestigiou o evento e deu a palestra “Inovação tecnológica em Santa Catarina”, na qual fez um histórico da Fundação e falou sobre os diversos programas de subvenção econômica a empresas e pesquisadores, além das atribuições do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à pesquisa (CONFAP), o qual também preside. 

A Associação Consular do Sul do Brasil está comemorando 15 anos de fundação neste mês de maio. Segundo o Presidente da Associação e Cônsul Honorário da Costa Rica, Rolando Coto Varela, a criação da entidade foi facilitada pelo MERCOSUL e pela união dos cônsules, a fim de facilitar o diálogo com o governo do Estado. 

Assessoria de Imprensa da FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support