FAPESC apoia Equipe Vento Sul

Entre os dias 17 e 24 de março, será realizado no Parque de Coqueiros o Desafio Solar
Brasil 2012. O rali de barcos movidos a energia solar ocorre pela segunda vez em
Florianópolis, e se tornou referência nacional em competições esportivas com fins
acadêmicos. “A ideia é atrelar a competição esportiva ao desenvolvimento de tecnologia
e sustentabilidade”, diz Gabriela Damaceno, assessora de Imprensa da Equipe Vento Sul
da UFSC/Universidade Federal de Santa Catarina. O grupo já tem garantidos R$30 mil
para levar dois barcos a outra competição, na Holanda, após ter seu pedido de auxílio
aprovado pela FAPESC / Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina.

“Nossa equipe é tricampeã no Desfio Solar Brasil nacional”, acrescenta, lembrando que a Vento Sul venceu o rali nos últimos 3 anos, ou seja, desde o início da competição, em 2009. O rali têm duas etapas: uma na capital catarinense e outra em Paraty.

Inspirado no Frisian Solar Challenge – competição realizada a cada dois anos na Holanda – a versão brasileira do rali reúne barcos que usem tecnologias comercialmente disponíveis, de maneira a maximizar a eficiência e causar pouco ou nenhum impacto ambiental, bem como estimular o desenvolvimento de novas tecnologias aliadas à energia solar fotovoltaica. No Desafio Solar deste fim de semana, os alunos de Engenharia Mecânica da UFSC vão participar com os barcos Guarapuvu I e Vento Sul.

Além de ser capaz de conduzir a embarcação com eficiência e sem queimar combustíveis fósseis, a equipe Vento Sul deve colocar em prática as soluções desenvolvidas em áreas de preservação ambiental, como a Lagoa do Peri, no sul de Florianópolis, que não permite a utilização de barcos movidos a combustíveis fósseis.