Fundação em Concórdia oferece cursos gratuitos de Refrigeração

Cerca de 450 pessoas fizeram cursos gratuitos em Concórdia no complexo de Laboratórios de Refrigeração e Climatização, construído com recursos federais repassados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) para a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (FABET). Desde 2012 são quatro cursos básicos para formação de auxiliares e assistentes em refrigeração de 40 horas/aula, e um Curso Técnico em Refrigeração e Ar Condicionado, que tem duração de 5 semestres. A primeira turma de nível técnico deve se formar até julho deste ano.

turma fabet

De acordo com alunos que participaram desses cursos, eles buscavam aperfeiçoamento no ramo, visando aumentar o nível de empregabilidade e incrementar seus currículos, tornando-se mais competitivos no mercado de trabalho. “O cenário nacional mostra a preocupação das pessoas com seu conforto, trabalhando e residindo em ambientes climatizados, por exemplo. Temos indústrias aumentando sua capacidade produtiva e precisando de profissionais habilitados para desenvolver projetos, manutenção, supervisão, instalação de sistemas de refrigeração e climatização de pequeno e grande porte” diz Osni Roman, superintendente da FABET.

A criação dos laboratórios foi possibilitada por meio de um convênio estabelecido em 2008 com a (FAPESC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Foi investido R$ 1,5 milhão pelo MCTI, que a FAPESC repassou à FABET para implantar o projeto, cujo maior objetivo é a inclusão social através dos cursos gratuitos. “A formação de mão de obra qualificada interfere de forma positiva na comunidade local e até, de certa forma, regional. Por não existirem outras instituições que ofertem cursos nessa área em toda região oeste e meio oeste houve ótima repercussão e a procura pela FABET como referência nesses cursos aumentou significativamente”, afirma Roman.

Fonte: Jéssica Trombini / FAPESC (com informações da assessoria da FABET)