Epagri fomenta artesanato com fibra da taboa

15.03.2010

Com qualificação profissional e apoio de entidades públicas e privadas, agricultoras do sul catarinense produzem artesanato a partir da fibra da taboa e conquistam mercado exigente.

A taboa é uma planta aquática que está espalhada em todo o mundo. Ela cresce em locais úmidos como brejos, manguezais, várzeas e chega até a ser considerada um inço. Mas, no sul do Estado, a planta sai dos banhados e nas mãos das agriculturas transforma-se em artesanato diversificado e de qualidade. São bolsas, cestas, chapéus, chinelos, além de peças para decorar a casa.

Com a fibra da taboa é possível produzir muitas peças já que ela é macia e pode ser trabalhada com facilidade. Outra vantagem da matéria-prima é a resistência, o que conta muito para a durabilidade do artesanato. A agricultora e artesã Ieda Zeferino, do município de Passo de Torres, diz que depois de colher a taboa é preciso deixá-la ao sol para secar. “No verão, com tempo bom, em duas semanas dá para deixar a fibra pronta para o artesanato. Isso se fizer tempo bom”, explica a agricultora.

Em Passo de Torres, as agricultoras formaram o grupo Passos de Fibra e há dois anos se dedicam ao artesanato. A cada ano, elas conquistam novos mercados, resultado do empenho do grupo e do apoio recebido.

A extensionista da Epagri Marinesa Silveira ajuda e orientas as mulheres para a melhoria da qualidade do artesanato e venda do produto. “Dentro da extensão rural, nós trabalhamos com as mulheres para que se organizem e tenham mais renda no campo, melhorando assim, a qualidade de vida”, conta Marinesa, revelando que o artesanato com a fibra da taboa é histórico no município e com o Microbacias 2 foi resgatada essa identidade. “Com o apoio da Prefeitura e orientação do Sebrae na área de design, hoje as agricultoras estão qualificadas e com boas oportunidades de trabalho”, ressalta a extensionista.

No município de Praia Grande, o artesanato com a fibra da taboa também é prioridade em vários grupos de agricultoras: Itaimbé Artes e Caminho das Fibras são dois exemplos. Lá, a taboa é matéria-prima valiosa na confecção de chinelos, que fazem sucesso no mercado, e até mesmo na produção de papel. O material é usado na confecção de agendas, álbuns para fotografias, capas, etiquetas e convites.

Os grupos receberam assessoria do Sebrae na criação de design dos produtos e na área de comercialização, além do apoio da Epagri, Prefeitura, Microbacias 2 e ACEVAM – Associação dos Colonos Ecologistas do Vale do Mampituba.

Mais informações: Epagri de Passo de Torres com extensionista Marinesa Aparecida Silveira emptorres@epagri.sc.gov.br  – telefone (48) 3548 0666

Epagri de Praia Grande com extensionista Maria Bernadete Perius empraiagrande@epagri.sc.gov.br – telefone (48) 3532 0211

Matéria elaborada por Eonir T. Malgaresi/Epagri/Florianópolis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support