O Prêmio Mérito Universitário Catarinense (PMUC) foi entregue hoje (13) pelo governador Raimundo Colombo aos autores dos melhores trabalhos feitos com bolsas de iniciação científica concedidas pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). “O fato de eles terem sido selecionados entre tantos projetos valoriza o mérito de cada um. O que se faz aqui é reconhecer o talento e o esforço destes estudantes”, disse o governador, durante a solenidade realizada após inauguração do edifício-sede do Inova@SC, programa criado para implementar e executar políticas públicas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em SC.

O prédio de 600 metros quadrados foi reformado para incorporar tecnologias catarinenses como uma tinta antibacteriana e a proposta de lixo zero – pela qual os resíduos são tratados no próprio local de descarte.

Inovações também não faltaram na pesquisa de Marcelo Melotti, classificado em primeiro lugar na categoria Engenharias e Ciências Exatas da Terra, uma das 3 áreas do conhecimento contempladas pelo PMUC. Ele propôs alternativas para substituir materiais não biodegradáveis, como o plástico convencional, sob orientação da Professora Katiusca Wessler, da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Unidade Joinville).

Melotti e outros dois primeiros colocados ganharam R$1 mil cada; os demais classificados – nas segundas e terceiras posições – receberam certificados das mãos do governador e do secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen. Depois da cerimônia, todos os alunos e seus orientadores foram convidados pela diretoria da Fapesc para dar sugestões sobre o futuro do programa de bolsas. “Senti que deram oportunidade para a gente falar o que sente, não foi uma coisa imposta de cima para baixo”, afirmou o estudante de Engenharia Química da UFSC.

As opiniões do grupo serão levadas em conta para formulação das próximas chamadas públicas para concessão de bolsas. “No ano que vem, nossa intenção é aprimorar o processo de premiação,” explica Sergio Gargioni, presidente da Fapesc. A coordenadora do PMUC, Sílvia Lopes, acrescentou: “Já estamos tentando fazer melhorias nos trâmites internos e recebendo documentos virtualmente para agilizar o processo”.

Nos últimos 4 anos, o número de bolsas oferecidas pela Fapesc subiu de 328 para 380. As Chamadas Públicas necessárias à distribuição das bolsas passaram a contemplar mais municípios – para reduzir disparidades regionais – e áreas, como gastronomia, design de moda e economia, cujas propostas de pesquisa não eram consideradas anteriormente.

Uma vez aprovados os estudos, são oferecidas bolsas com duração de um ano. Ao final deste período, as instituições em que os estudantes estão matriculados indicam os autores dos melhores trabalhos para concorrer à premiação.

Veja a relação de vencedores pelo link https://www.fapesc.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1050:chamada-publica-fapesc-no-112009&catid=7:comunicados&Itemid=68.

Contatos para entrevistas: Silvia Lopes, fone 9151 1822 ou 3215 1239.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fapesc