Apoiada pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina), a Bienal Brasileira de Design 2015 Floripa começa a tomar forma e o momento é de selecionar participantes para o evento internacional que será realizado de 15 de maio a 12 de julho, com o tema “Design para todos”. Uma das exposições que está sendo estruturada é a intitulada “Criação Catarina”, cujo objetivo é fazer uma radiografia da indústria de Santa Catarina, focalizando a criação local, seja por departamentos de design instalados dentro das empresas, seja por escritórios de design independentes. No mês de setembro, está sendo realizado o mapeamento do que se cria e produz no Estado para então selecionar os objetos que estarão na mostra.
Numa atividade essencialmente multidisciplinar como é o design, a mostra, com curadoria de Adélia Borges e curadoria-adjunta de Celaine Refosco, apresentará um olhar transversal sobre a criação contemporânea, reunindo áreas de atuação diversas como equipamentos esportivos, embarcações, utensílios domésticos, revestimentos, calçados, confecção, tecidos, mobiliário, acessórios de moda, materiais, veículos, eletroeletrônicos, software, jogos eletrônicos e equipamentos mecânicos, agrícolas e médicos.
A pesquisa que definirá o que será apresentado nesta exposição já começou e vai até o final de setembro. Empresários e designers podem entrar em contato com a curadoria pelo e-mail bbd.pesquisa.criacaocatarina@gmail.com ou pelos telefones (47) 3395 0447 e (47) 9157 3314.
A exposição “Criação Catarina” será um momento importante de reconhecimento da indústria catarinense, em seus aspectos de inovação e criação própria, observa a curadora Adélia Borges. A mostra será realizada no edifício da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), no bairro Itacorubi, Rodovia Admar Gonzaga, 2765.
Sobre a Bienal Brasileira de Design
A Bienal Brasileira de Design tem como objetivo mostrar o melhor da produção de design nacional, aguçar a percepção do público sobre a presença do design no dia a dia e promover esta atividade como fator decisivo de competitividade para produtos e serviços no país. A cadadois anos, o evento é realizado em uma cidade, já tendo passado por São Paulo, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte.
Em Florianópolis, onde será a quinta edição da Bienal Brasileira de Design com curadoria geral de Adélia Borges e coordenação geral de Roselie Lemos, serão desenvolvidas ações em vários locais da cidade, tais como exposições, seminários, workshops e instalações.
Atualmente, eventos pré-Bienais vem sendo realizados. A mostra “Index SC”, com produtos representativos da indústria catarinense, circula pelo Estado, que também recebe palestras sobre design com experts na área.
A Bienal é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), apoiada pela Apex-Brasil e Governo do Estado de Santa Catarina e promovida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), pela Associação Catarinense de Design (SC Design) e pelo Centro Design Catarina.