Após quatro anos sem correções, o MCTI anunciou que as bolsas de estudos do CNPq terão um aumento de 10%. A medida começará a valer a partir de 1° de julho. Os principais beneficiários serão os bolsistas do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), que financia o estudo de brasileiros nas melhores universidades do mundo.
A medida foi anunciada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, durante audiência pública realizada no Senado Federal, nesta quarta-feira (9). Em entrevista à Agência CT&I de Notícias, o ministro destacou que o aumento dará mais tranquilidade aos bolsistas.
“Os recursos são para auxiliar os estudantes com moradia, transporte e alimentação. A ideia é motivá-los ainda mais. Os bolsistas se dedicam às pesquisas em tempo integral e a remuneração não era compatível”, afirmou.
Segundo Marco Antonio Raupp, até o momento 3,7 mil alunos já estudam no exterior com auxílio do governo federal e 14,6 mil bolsas estão em fase de implementação. “Até o fim do ano a meta é financiar os estudos de 20 mil brasileiros no exterior”, explicou o ministro aos Senadores.
Se a previsão do MCTI for atingida, o governo terá implementado 25% do CsF. A meta final para o setor público é de 75 mil bolsas. O programa prevê que as outras 25 mil bolsas deverão ser financiadas pelo setor privado.
Fonte: Agência Gestão CT&I