Pesquisadores do curso de Engenharia Civil da Unesc, de Criciúma/SC, foram contemplados pela segunda vez com o prêmio Odebrecht – Contribuições da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável. O prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar os jovens universitários que se propõem a pensar a engenharia em uma perspectiva sustentável. Foram selecionadas cinco pesquisas, sendo que os outros quatro trabalhos são oriundos de universidades federais.
Nessa quarta edição a pesquisa de iniciação científica desenvolvida pelo egresso Pablo Cardoso Jacoby, sob orientação do professor Fernando Pelisser, conquistou o segundo lugar na premiação. Os dois foram premiados pelo trabalho “Utilização do Resíduo do Polimento de Porcelanato na Produção de Materiais Cimentícios”. Em 2008 o aluno Tiago Arent Longo foi selecionado juntamente com o professor Pelisser.
Os trabalhos selecionados são publicados em um livro, além de propiciarem um bônus de R$ 60 mil para os pesquisadores e laboratórios envolvidos na pesquisa. A cerimônia de premiação será realizada no Rio de Janeiro, no dia 13 de março.
Jacoby estudou a utilização da lama, que é resíduo do processo de polimento do porcelanato, na fabricação de materiais de construção à base de cimento. Os resultados mostraram um aumento na resistência desses materiais.
Saiba mais sobre o trabalho
http://www.premioodebrecht.com/brasil/internas.php?pg=edicoesdetalhes&id=26