Iparque, da Unesc, promove 1º Seminário sobre Lítio Brasil, no Rio de Janeiro

O Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) e o Cetem (Centro de Tecnologia Mineral) promoveu ontem (12/8), no Rio de Janeiro, o 1º Seminário sobre Lítio Brasil. O objetivo do evento foi apresentar as perspectivas tecnológicas e de mercado para os compostos de lítio, com especial atenção ao atendimento das demandas do setor automobilístico (veículos elétricos e híbridos) e de medicamentos.

A iniciativa é pioneira e visa à criação de uma Rede de Pesquisas, Tecnologias e Desenvolvimentos do Lítio Brasileiro (PTD Lítio). O projeto é coordenado pelo Iparque, por meio do vice-reitor da Unesc, professor doutor Márcio Fiori, que conta na equipe com  pesquisadores do Cetem, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, do Departamento Nacional de Produção Mineral, do Ministério das Minas e Energia, do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) e do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, além de empresas do setor de baterias. A Rede recebe apoio do DNPM.

As pesquisas do PTD Lítio têm como proposta agregar valor à cadeia produtiva do lítio brasileiro, por meio do desenvolvimento de tecnologias nacionais para extração, beneficiamento e purificação do elemento para utilização em produtos elaborados, além do desenvolvimento de tecnologias que empregam o lítio brasileiro como matéria-prima.

Na programação do evento, temas como: Minerais de lítio: recursos e reservas; Mercado Internacional de Lítio e Tecnologias emergentes para acumuladores de lítio e sua introdução nos principais mercados.

Nadia Couto

Setor de Comunicação Social – Unesc

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support