Identificar e avaliar as causas e os efeitos dos deslizamentos e inundações da Bacia do Rio Itajaí para definir áreas de risco é o objetivo principal de um estudo conduzido na UNISUL (Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina).Ele foi selecionado por meio da Chamada Pública Prevenção de Desastres Naturais e já recebeu R$93.300,00 da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Mais R$ 54.100,00 serão liberados para a conclusão do trabalho.

Entre seus objetivos específicos, constam a criação de um banco de dados geotécnico e a avaliação das características do Complexo do Morro do Baú, mediante coletas de amostras de solo, ensaios de campo e laboratório. O grupo da UNISUL também vai desenvolver modelos de maquetes de ações estruturantes e não estruturantes para estabilizar encostas; obter mapas de sensibilidade e risco geotécnico; trocar informações e resultados dos desastres naturais com instituições envolvidas; e propor ações geotécnicas preventivas.

Evitando o pior

Deslizamentos e inundações tem ocorrido cada vez mais frequentemente no Brasil, causando mortes e impactos sócio-econômicos. Vários estudos tem sido feitos para mapear áreas de risco em regiões densamente ocupadas, mas é difícil e cara a recuperação de danos geotécnicos provocados por  rompimentos de canalizações, erosões de grandes áreas, assoreamento dos rios, córregos e lagoas, corridas de lama, queda de blocos, recalques de prédios, contaminações dos solos e da água. Muitos danos poderão ser evitados com o conhecimento a ser gerado pelo projeto, coordenado pela Prof. Dra. Regina Davison Dias. Ela também coordena o Núcleo de Geotecnia de Grandes Áreas do

Sistema Encosta-Planície da UNISUL.

Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail redavison@gmail.com.