FAPESC anuncia primeiros selecionados do PROEVENTOS 2015

Eventos tão diversos quanto o XVI Congresso Brasileiro de Biomecânica, o II Colóquio Internacional Festival Internacional de Teatro de Animação e o II Seminário de Homeopatia Agropecuária do Sul de Santa Catarina estão entre as 48 propostas aprovadas na chamada pública PROEVENTOS. Por meio deste edital, a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) apoiará a realização de eventos científicos em todo o estado durante o ano de 2015 e início de 2016.

O resultado completo desta primeira fase do edital – que disponibilizou aproximadamente R$ 624 mil para a promoção de eventos entre 1º de maio e 31 de julho de 2015 – está disponível no site www.fapesc.sc.gov.br. Na primeira fase serão apoiados 8 eventos internacionais, 14 nacionais e 26 regionais/estaduais de diversas instituições de ensino e pesquisa de Santa Catarina, como FUNC (Fundação Universidade do Contestado), FEBAVE (Fundação Educacional Barriga Verde), FUNIARP (Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe) e FUNOESC (Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina).

Simfop - unisul 2
O SIMFOP foi um dos contemplados na chamada e será promovido pela UNISUL de 10 a 12 de junho

A coordenadora de projetos da FAPESC, Maria Zilene Cardoso, afirma que a importância do PROEVENTOS é que os recursos disponibilizados fazem a diferença para instituições do interior do estado. “Sem esses recursos, muitas delas não teriam condições de realizá-los. E é justamente através desses eventos que há a divulgação das pesquisas realizadas com apoio da FAPESC e dos resultados alcançados”, enfatiza. Em 2014, foram financiados 154 eventos, e em 2013 foram 53, o que demonstra uma demanda crescente.  A coordenadora completa: “a FAPESC está preocupada em atender esta demanda, auxiliando as instituições”.

As propostas de eventos que serão realizados entre 1º de agosto e 31 de outubro (segunda fase do edital) devem ser submetidas até 21 de maio. Os valores de apoio para os eventos serão distribuídos conforme categoria de abrangência: Regional/Estadual de R$ 2 mil até R$ 15 mil; Nacional de R$ 2 mil até R$ 20 mil; Internacional de R$ 2 mil até R$ 30 mil.

Entre as exigências para admissibilidade, o organizador do evento deve ter titulação mínima de Mestre, com produção, qualificação e experiência compatíveis com a natureza e temática do evento; deve ser professor ou pesquisador vinculado a uma instituição de ensino superior ou instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação sediada no Estado de Santa Catarina.  Além disso, o evento deve estar relacionado à difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação, não tendo caráter exclusivo de curso. O PROEVENTOS não apoia a participação de pesquisadores em eventos.

Fonte: Assessoria da FAPESC