Congresso de Arroz Irrigado supera expectativas

 

altIniciou nesta terça-feira, 9 de agosto, em Balneário Camboriú, sob coordenação da Epagri/Estação Experimental de Itajaí, o VII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (VII CBAI). O evento superou até as expectativas mais otimistas, e conta com mais de 650 inscritos, entre professores, pesquisadores, empresários, industriais, técnicos, estudantes e produtores de todo o país e também do exterior. O tema desta sétima edição do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado é “Racionalizando recursos e ampliando oportunidades” em alusão à demanda pelo uso racional de recursos naturais para a sustentabilidade da lavoura arrozeira e à necessidade da conquista de novos mercados com um produto diferenciado.

A solenidade de abertura contou com diversas autoridades, entre elas, pronunciou-se o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, e o presidente da Fapesc, Professor Sergio Luiz Gargioni. O evento contou ainda com a presença do secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies e dos diretores da Epagri, Luiz Antônio Palladini e Paulo R.L. Arruda. A conferência de abertura foi proferida pela pesquisadora da Embrapa, Beatriz da Silveira Pinheiro, intitulada “A agenda da pesquisa agropecuária no Brasil e a sustentabilidade da orizicultura”.

O evento termina dia 12, e contará com a apresentação de 416 trabalhos, sendo que 120 serão apresentados em plenária e outro 296 na forma de pôsteres. Com a colaboração de palestrantes brasileiros e estrangeiros o evento representa a oportunidade de debater temas como a sustentabilidade e novas oportunidades de mercado para o arroz, além de temas mais específicos como resistência de plantas daninhas e transgênicos. Destaca-se o caráter aplicado do conhecimento gerado por este evento, pois estes resultados poderão ser incorporados nas Recomendações da pesquisa para o arroz irrigado no Brasil a partir no ano de 2012, quando será realizada a XXIX Reunião Técnica da Cultura do Arroz Irrigado, sob a coordenação da SOSBAI e da Comissão Técnica do Arroz. Este trabalho desenvolvido na cultura do arroz irrigado no Sul do Brasil, sob a liderança das instituições de pesquisa, teve inicio no final da década de 60, quando a primeira reunião da cultura do arroz irrigado foi realizada na Estação Experimental do Arroz, do IRGA, em Cachoeirinha. Apoiadores fundamentais neste evento, da esfera pública são o Governo do Estado de Santa Catarina, a FAPESC, o CNPq, o CREA, e o Funturismo.
 

 

Mais informações: José Alberto Noldin/Epagri/EEItajaí, no e-mail: noldin@epagri.sc.gov.br

Fonte: Epagri

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support