“Uma instituição comunitária que faz a diferença”. Sim!! Essa é a frase que abriu uma publicação institucional deste ano, mostrando a Unesc em números, e traduz uma realidade que pouca gente conhece acerca do envolvimento da Instituição por meio de práticas que se consolidam no Ensino, na Pesquisa e na Extensão junto à comunidade interna e externa.

O propósito deste balanço, contrariando o próprio nome, não é levantar números, pois a estes vocês podem ter acesso no portal, mas lembrá-los de algumas conquistas importantes que tivemos, decorrentes de políticas que vêm se efetivando no seio da comunidade unesquiana, espaço natural de inúmeras contradições, o que, naturalmente, é inerente à identidade de uma Universidade.

Nessa esfera, a interação entre as diversas áreas do conhecimento em suas respectivas áreas de pesquisa contribui de forma efetiva determinando as ações sociais a serem desenvolvidas. Os professores, por meio de suas orientações, encaminham práticas junto aos estudantes de modo a se promoverem momentos de ensino-aprendizagem culminando com a apropriação de co-nhecimentos.

Nessas práticas, junto às clínicas da área da Saúde, os alunos de Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem e Nutrição atendem a comunidade constituindo pacientes e gerando novos atendimentos. Os do Direito, devidamente orientados pelos seus mestres, prestam aconselhamento sobre problemas de ordem jurídica às famílias que se apresentam às Casas da Cidadania. Em suma, alunos vinculados aos mais diversos cursos da Unesc, como Pedagogia, Letras, História e Artes Visuais, entre outros, que, vinculados aos programas Stricto Sensu, por intermédio dos professores orientadores ou mesmo pela inserção em grupos de pesquisa, levam seus conhecimentos às comunidades que lhes são mais próximas.

As ações acima descritas são com recursos próprios, na maioria dos casos, da Unesc, e passam então a beneficiar a comunidade no seu entorno. Isso faz com que caminhemos cada vez mais para além da função de graduar, de modo a nos colocarmos como uma instituição comunitária socialmente responsável, imagem esta que necessariamente remete ao compromisso com a educação superior de qualidade.

Vale destacar algumas conquistas associadas à Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão em 2011, como por exemplo o Prêmio ABC/L´Oreal/Unesco, Parque Científico e Tecnológico (Iparque), Solidariedade no Projeto Rondon, Museu virtual, Casa da Justiça e Cidadania, Programa Ciência sem Fronteiras, Portal de Periódicos da Capes e Portal Ciência Unesc.

O breve panorama traçado acima atesta a atuação em projetos de responsabilidade social para a qual a Unesc se voltou enquanto universidade comunitária. Como já dito, isso faz parte de sua identidade e decorre, sobretudo, do envolvimento entre os Programas vinculados ao Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação Stricto Sensu e Lato Sensu e Extensão.

Agora, queremos mais. Importa sabermos que avançamos e que ainda podemos avançar de modo a articular o ensino à pesquisa e à extensão, com vistas a conduzir mudanças significativas nos processos de ensino-aprendizagem. Para isso, temos intensificado o diálogo com as instituições externas (Capes, CNPq, MCT, Fapesc) que, de um modo ou de outro, regulam e fomentam as políticas de pesquisa, pós-graduação e extensão no âmbito federal e estadual. Correlacionar as políticas internas às externas não tem sido uma tarefa fácil. Sabemos que precisamos avançar mais, respeitando nossos limites. Para isso, somam-se aos anseios unesquianos à parceria com instituições como o Foprop – Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa, Acafe e ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias, junto aos quais temos espaços para interlocução, debate e encaminhamentos às agências de regulação.

Internamente, temos seguido com o planejamento a que nos propusemos: lançamos os respectivos editais vinculados à Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, fizemos a Semana de Ciência e Tecnologia, um dos mais importantes eventos da Unesc, que tem como propósito socializar o conhecimento produzido nas dimensões de Pesquisa e Extensão, lembrando que este ano o Ensino também passou a integrar o evento. E, na medida do possível, procuramos envolver, em cada uma das ações, a comunidade acadêmica visando a discussões que, embora tenham função consultiva, abrem no coletivo espaço para reelaborações e mudanças. Eis o nosso balanço!

Fonte: A Tribuna