O conhecimento científico e popular adquiridos pelo Gepplam (Grupo de Extensão e Pesquisa em Plantas Medicinais) da Unesc serão divulgados em um livro. Os pesquisadores do grupo reuniram parte do material produzido nos últimos 10 anos, juntamente com a Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma, e conseguiram financiamento para 4 mil cópias pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). A obra intitulada “Fitoterapia Racional: Aspectos Etnobotânicos, Taxonômicos, Agroecológicos e Terapêuticos” deve ser lançada em novembro pela Editora Unesc.
“Esperamos que este seja o primeiro volume de outros que virão a partir deste primeiro salto. Este financiamento vai possibilitar a distribuição de cópias gratuitas, uma parte será distribuída pela Pastoral em nível nacional e outra parte enviaremos dois exemplares para todas as universidades do Sistema Acafe e universidades federais que possuem curso de Farmácia e Ciências Biológicas no país”, explicou uma das professoras envolvidas no Grupo, Patricia de Aguiar Amaral.
O Gepplam é um projeto de extensão do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e também conta com a colaboração dos professores Angela Erna Rossato, Roberto Recart dos Santos e Vanilde Citadini-Zanette.
Plantas Medicinais
O livro é organizado em 12 capítulos, sendo 10 direcionados a plantas estudadas no Gepplam e suas características, formas de se utilização, indicações e contraindicações.
Gepplam
A Unesc mantém desde o ano 2000 o projeto de extensão em parceria com a Pastoral da Saúde da Diocese de Criciúma. É realizada capacitação com os acadêmicos e desenvolvidas pesquisas em bibliografias e sites científicos sobre as plantas medicinais. Paralelamente ocorrem encontros mensais com as agentes da Pastoral interessadas em trocar experiências sobre taxonomia (classificação) cultivo e uso terapêutico das plantas medicinais. O projeto conta com mais de 60 plantas estudadas.
Fonte: Unesc