O escritor Júlio de Queiroz, contemplado com 16 prêmios literários em Santa Catarina, teve uma nova obra publicada, dessa vez com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). O projeto do livro com seus ensaios foi proposto pela professora Salma Ferraz, coordenadora do NUTEL (Núcleo de Estudos Comparados entre Teologia e Literatura) na Universidade Federal de Santa Catarina, e selecionado por demanda espontânea da FAPESC no ano passado.
“Pelas frestas da caverna” é resultado de três anos de pesquisas com materiais do escritor e foi lançado na Academia Catarinense de Letras no fim de maio. Na opinião da organizadora do livro, “faltava uma obra de Júlio de Queiroz que reunisse seu conhecimento científico, literário e filosófico”. A obra também é uma homenagem em vida ao escritor.
Junto com esta obra foi lançado separadamente em formato de livro o artigo “A mulher na humanidade”. Devido à sua importância pela temática feminista, a professora decidiu dar destaque ao texto, que também está presente na coletânea. As obras foram produzidas na Editora da FURB (Universidade Regional de Blumenau) e serão distribuídas gratuitamente em universidades de todo o Brasil.
Júlio de Queiroz nasceu no Espírito Santo em 1926 e radicou-se em Florianópolis (SC) em 1971. Possui 25 obras publicadas, com poemas, contos e novelas. É tradutor e filósofo.
Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC