Equipe selecionada pelo Sinapse desenvolve aeronaves autônomas

Um projeto para desenvolver aeronaves autônomas não tripuladas de monitoramento aéreo foi contemplado pelo Programa Sinapse da Inovação Operação IV, com recursos do governo estadual, e já está mostrando resultados. Desenvolvido por jovens empreendedores da Hórus Aeronaves, o protótipo do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) também é conhecido como drone e gerou imagens do Ironman 2014, em Florianópolis, no dia 25 de maio.

voo em floripa horus menor
Teste com multicóptero na Ponte Hercílio Luz / Foto: divulgação

A ideia de construir essa aeronave surgiu quando os estudantes Fabrício Hertz, Lucas Bastos e Lucas Mondadori integravam uma equipe de aerodesign na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Hertz conta que o primeiro protótipo começou a ser desenvolvido logo após o resultado final do Sinapse da Inovação. Os estudantes resolveram investir nessa tecnologia porque no Brasil este serviço ainda é pouco difundido e realizado com aeronaves importadas. Os diferenciais do serviço aéreo do VANT são seu baixo custo de operação, a rapidez na execução, seu fácil controle sem necessitar de um operador especializado e sua versatilidade quanto ao uso.

O VANT tem diversas finalidades, entre elas controle de infraestrutura para empresas; acompanhamento de obras, oleodutos e linhas de transmissão; operações militares e ambientais; controle e monitoramento de plantios agrícolas; fotogrametria e mapeamento em geociências; busca e salvamento do corpo de bombeiros. Além da utilização no Ironman, a equipe já fez testes com o drone em sobrevoos na Lagoa da Conceição e na praia de Jurerê.

Estão sendo desenvolvidos pela empresa dois tipos de drones: um avião que pode alcançar uma velocidade de 70 km/h com autonomia de 1 hora de voo e um multicóptero cuja velocidade pode atingir 40 Km/h e capacidade de ficar parado em voo, com autonomia de 30 minutos. As duas aeronaves podem carregar câmeras fotográficas profissionais, ser controladas via GPS e transmitir as imagens gravadas em tempo real.  O avião ainda possui paraquedas de segurança e pode decolar com o auxílio de uma catapulta.

Sinapse da Inovação – O programa do governo estadualtem objetivo de identificar ideias inovadoras, e com potencial de se tornarem negócios de sucesso, e oferece suporte financeiro para isso aconteça. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável  (SDS) e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), e tem apoio do Sebrae/SC e realização da Fundação Certi.

Fonte: Jéssica Trombini – FAPESC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support