Uma comitiva de espanhóis da região da Catalunha conheceu nesta quarta-feira (9) o modelo de associativismo das empresas de tecnologia da informação e comunicação de Santa Catarina. O grupo participou de encontro promovido pela Federação das Indústrias (FIESC) em conjunto com a Acate e com a Inova@SC, entidade do governo catarinense responsável por promover a inovação no Estado.
O presidente da Acate, Rui Luiz Gonçalves, afirmou que Santa Catarina adotou um modelo de organização para o setor de TI baseado em propriedade intelectual com empresas intensivas em conhecimento.
O governo de Santa Catarina e o da Catalunha assinaram em 2011 um acordo que prevê cooperação nas áreas acadêmica, científica, tecnológica e empresarial.
O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que participou da abertura do evento, afirmou que a delegação está no País num momento importante da economia brasileira, com um mercado interno forte e com o aumento da participação do País na economia mundial. No entanto, ressaltou que o Brasil pode crescer mais, de forma sustentável e com a promoção de mais investimentos em educação, inovação e tecnologia. “A CNI e a FIESC estão empenhadas em aumentar a competitividade da indústria brasileira e catarinense. A melhora da competitividade e da qualidade de vida do povo brasileiro passa por investimentos em tecnologia e inovação”, salientou ele.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC