Depressão está entre as principais causas de afastamento do trabalho

Das dez maiores causas de afastamento do trabalho, cinco são psiquiátricas. A informação é do professor doutor, João Quevedo, que ministrou a palestra “Depressão: o mal do Século”, na noite de hoje (8/11), durante a Aula Integrativa da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), no auditório Ruy Hülse, na Universidade. Segundo Quevedo, que é professor de Psiquiatria do curso de Medicina da Unesc e coordenador do Laboratório de Neurociências e das Clínicas Integradas da Universidade, os maiores transtornos psiquiátricos causadores do afastamento de pessoas do trabalho são a depressão, o Transtorno Obsessivo Compulsivo, a esquizofrenia, o Transtorno Bipolar e o alcoolismo.

Segundo Quevedo, a depressão é uma doença antiga e o primeiro registro dela foi feito na Bíblia. “O Rei Saul, de Israel, era chamado de “O Melancólico”, e a sua condução era atribuída à ira divina”, contou. O professor explicou que na Grécia Antiga, a depressão foi relatada em obras como Ilíada, e que na Idade Antiga surgiu a primeira definição científica para o que chamavam de melancolia, quando o problema foi atribuído a doença a uma disfunção do corpo. Apenas no século 19 a doença foi relacionada ao um problema no cérebro, atribuída a fatores biológicos, e chamada de depressão.


“Há uma diferença entre tristeza e depressão. Tristeza é uma manifestação do comportamento humano normal. Depressão é uma patologia. A diferença entre as duas se dá por aspectos como intensidade, duração e interferência no quadro clínico da pessoa”, explicou. Sintomas como humor deprimido, perda ou ganho de peso, insônia ou sono em demasia e fadiga devem ser levados em consideração no quadro depressivo.


Aula Integrativa contou com o lançamento de dois livros


Após a palestra, Quevedo lançou dois livros, durante coquetel com professores e alunos dos cursos de Saúde da Unesc. O professor é organizador das obras “Transtorno de Pânico – teoria e clínica” e “Depressão – teoria e clínica”. A primeira obra também tem a autoria de Antonio Egidio Nardi e Antônio Geraldo da Silva, enquanto no segundo livro Quevedo é um dos organizadores, em parceria com Silva.


Segundo Maria Inês da Rosa, coordenadora do curso de Medicina da Unesc, Quevedo é o terceiro médico que mais publica pesquisas científicas no Brasil. “Um pesquisador não pode reter o conhecimento. Ele tem que socializar o saber. E isso o João Quevedo faz muito bem”, comentou. Luciane Bisognin Ceretta, diretora da UNA SAU, destacou que Quevedo tem dado, ao longo dos anos, importantes contribuições para a Universidade, sobretudo, para os cursos da área da Saúde e o classificou como um “fomentador de ideias”.


Márcio Fiori, vice-reitor da Unesc, destacou os projetos propostos e desenvolvidos pelo professor na Universidade e salientou a importância de eventos como a Jornada de Medicina e a Aula Integrativa. “É um momento importante para a formação dos estudantes, onde há uma rica troca de informações com profissionais da área”. Dourival Giassi, Pró-Reitor de Administração e Finanças da Unesc também esteve presente no evento.


Pneumologista é homenageado pela Universidade


Antes da Aula Integrativa, houve o 10º Workshop de Produção Científica do 1º Ano do Curso de Medicina, onde o médico pneumologista Albino de Souza ministrou palestra com o tema ?Atividades Laborais como Fator de Risco para Doenças – Enfoque nas Doenças Pulmonares?. Em sua fala, Souza falou sobre doenças pulmonares como a pneumoconiose, que acometeu sobretudo os trabalhadores das minas de carvão do Sul do Estado.


Pelo trabalho desenvolvido desde 1969, quando veio trabalhar em Criciúma no Hospital São José, pelas pesquisas científicas realizadas com os trabalhadores da região e pela luta pela prevenção e tratamento para estas pessoas, o pneumologista recebeu uma homenagem da Unesc, como Destaque Profissional. A condecoração foi entregue pelo vice-reitor, Márcio Fiori.


Eventos paralelos


A Aula Integrativa ocorreu paralelamente a 4ª Semana Acadêmica do Curso de Medicina, que também abriga a 4ª Jornada Cientifica das Ligas e o 10º Workshop de Produção Científica do 1º Ano do Curso de Medicina.


A Aula Integrativa faz parte do Programa de Fortalecimento do Ensino, Pesquisa e Extensão, promovido pela UNA SAU. A ação ocorre mensalmente, em diferentes dias e horários, sempre trabalhando temas comuns aos diversos cursos da área da saúde, com o objetivo de integrar estudantes das diferentes áreas.


 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Unesc

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support